Brechando/Artigo / Quadrinhos, Paulo Moreira e bar do pernambuco, a crônica

Quadrinhos, Paulo Moreira e bar do pernambuco, a crônica

Bar do Pernambuco é um patrimônio das Rocas, no qual não podemos apreciar na sua praça e tive que anunciar ao fã deste lugar: ilustrador Paulo Moreira. Saiba mais no Brechando!

Compartilhe:

Em 2023, eu levei o Hawk para conhecer o Beco da Lama, no feriado de Corpus Christi e foi um rolé doido. Primeiro, mostrei a Via Costeira, com seus resorts e a vista incrível do Parque das Dunas. Quando chegamos em Petrópolis, comentei sobre a sofisticação da área, e Hawk não perdeu a chance de tirar onda: “Natal é uma cidade chique, todo canto parece glamouroso.”

Expliquei a ele sobre a zona Sul e os bairros de classe alta, como Tirol e Petrópolis. Ele ficou confuso sobre as rodas de samba no Beco da Lama, já que havia ouvido diferentes versões no Instagram. Expliquei que havia duas rodas de samba: a do bar de Nazaré e a do Borogodó, que acontecem em dias diferentes.

Em uma das conversas, ele mencionou sobre Paulo Moreira ter recomendado comer ginga com tapioca e mencionou o Bar de Pernambuco, que é um dos maiores símbolos das Rocas. Sendo que a reforma do canto do mangue fez com que o espaço se encontrasse fechado por conta de uma reforma, transformando mais uma aventura em comer ginga com tapioca.

Primeiramente, porque o Mercado da Redinha está em reforma, deixando os feirantes a mercê. Em segundo lugar, ginga com tapioca na praia, algumas vezes, vem pré-pronta e não é a mesma coisa.

Bar do Pernambuco

Segundo a jornalista Cinthia Lopes, Edson Ferreira Machado é o famoso “Seu” Pernambuco, autoridade da culinária praieira no Canto do Mangue há mais de 60 anos. No espaço público onde atracam as embarcações de pesca à beira do rio Potengi, ele comanda o Bar do Pernambuco, famoso pelo preparo de variados pescados e iguarias do mar. 

Quem não quisesse cruzar a Ponte Newton Navarro, o Bar do Pernambuco era o lugar para comer os crustáceos e pescados da região.

No Bar do Pernambuco a variedade de peixes é o destaque. Lá são preparados pescados inteiros ou as postas de peixe fritas no azeite de dendê, caldos, ovas, pirão, tapiocas com ginga e outras iguarias. A receita escolhida foi preparada pelo cozinheiro auxiliar Paulo Duarte: A Ova de Dourado frita no dendê.

Entretanto, a Praça do Pôr do Sol, onde fica o Canto do Mangue, foi fechada para reforma, forçando a saída de pescadores e também de gente que tinha quiosques, incluindo o Bar do Pernambuco.

Um ano depois encontro Paulo Moreira e eu anuncio o triste fim do Bar de Pernambuco

Estava na GGCon, na parte da área dos artistas, onde ilustradores e artesões divulgavam seu trabalho. Encontro Paulo Moreira e veio maior diálogo informal da história.

Primeiramente, eu encontrei ele e disse, de primeira, a história de Hawk. Ele riu e disse: “Incrível como as pessoas pintam o Beco da Lama de forma tão negativa, mas queria conhecer. Todo mundo fala bem.”. Aí lembrei que ele curtia o Bar do Pernambuco, ele respondeu que sim e comentou que acha interessante o dono do bar ser ativo com mais de 90 anos.

Aì falei que infelizmente o bar fechou. O mesmo rapidamente perguntou se Pernambuco tinha morrido. “NÃO, HOMI. Ele tá vivinho. O motivo foi outro”, expliquei. Rapidamente, tive que contar toda a história que mencionei acima, além de falar que conhecia o bairro, que também o artista paraibano elogiou e chamei para Segunda do Vagabundo. Será que ele vai algum dia?

Inclusive, disse que estava tudo em reforma. Chega ficou triste, enquanto autografava o fanzine do Psy para o boy e meu A3. E ficamos reclamando enlouquecidamente sobre as reformas do nada que as prefeituras fazem, mas nós dois esperamos a volta do Bar do Pernambuco. O texto, inclusive, é uma forma de saber por onde anda, onde comer ginga com tapioca e peixe gostoso nas Rocas.

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus