O antigo Estádio Machadão, embora não exista mais, faz parte da história esportiva e cultural de Natal. Mas existe a história de sua inauguração? Antigamente, o seu primeiro nome era Castelão, em homenagem ao presidente Humberto de Alencar Castelo-Branco.
O Estádio Machadão, oficialmente conhecido como Estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado (o nome do hospital está associado a outra pessoa), foi inaugurado em 22 de janeiro de 1972 e tinha capacidade para cerca de 45.000 espectadores.
Mas, quando mudou para Machadão?
Inicialmente, o Machadão era para ser um outro estádio e deveria começar a construção onde hoje fica em Cidade da Esperança. A ideia veio do então prefeito Vauban Bezerra. Entretanto, não foi para frente.
Entretanto, em 1989, o vereador Marcílio Carrilho enviou uma proposta para mudar o nome do Castelão para Machadão. Em junho do mesmo ano, a então prefeita Wilma de Faria, sancionou a mudança do nome como uma homenagem ao ex-presidente da Federação Norte-riograndense de Desporto.
O Machadão foi um dos principais palcos esportivos do estado, sendo utilizado para partidas de futebol, eventos esportivos e shows musicais ao longo de sua existência. No entanto, ao longo do tempo, o estádio começou a apresentar problemas estruturais e de segurança, levando à sua interdição em 2010.
Em 2011, o (finado Castelão) Estádio Machadão demoliu para dar lugar à construção de uma nova arena multiuso, a Arena das Dunas, cuja inauguração aconteceu em 2014. A Arena das Dunas foi um dos estádios utilizados durante a Copa do Mundo FIFA de 2014 no Brasil.
Deixe um comentário