Brechando/Cidades / Quando Castelão mudou de nome para Machadão

Quando Castelão mudou de nome para Machadão

A mudança do nome do estádio de Castelão para Machadão demorou um pouco para acontecer e vamos contar esta história. Saiba mais no Brechando!

Compartilhe:

O antigo Estádio Machadão, embora não exista mais, faz parte da história esportiva e cultural de Natal. Mas existe a história de sua inauguração? Antigamente, o seu primeiro nome era Castelão, em homenagem ao presidente Humberto de Alencar Castelo-Branco.

O Estádio Machadão, oficialmente conhecido como Estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado (o nome do hospital está associado a outra pessoa), foi inaugurado em 22 de janeiro de 1972 e tinha capacidade para cerca de 45.000 espectadores.

Mas, quando mudou para Machadão?

Inicialmente, o Machadão era para ser um outro estádio e deveria começar a construção onde hoje fica em Cidade da Esperança. A ideia veio do então prefeito Vauban Bezerra. Entretanto, não foi para frente.

Entretanto, em 1989, o vereador Marcílio Carrilho enviou uma proposta para mudar o nome do Castelão para Machadão. Em junho do mesmo ano, a então prefeita Wilma de Faria, sancionou a mudança do nome como uma homenagem ao ex-presidente da Federação Norte-riograndense de Desporto.

O Machadão foi um dos principais palcos esportivos do estado, sendo utilizado para partidas de futebol, eventos esportivos e shows musicais ao longo de sua existência. No entanto, ao longo do tempo, o estádio começou a apresentar problemas estruturais e de segurança, levando à sua interdição em 2010.

Em 2011, o (finado Castelão) Estádio Machadão demoliu para dar lugar à construção de uma nova arena multiuso, a Arena das Dunas, cuja inauguração aconteceu em 2014. A Arena das Dunas foi um dos estádios utilizados durante a Copa do Mundo FIFA de 2014 no Brasil.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus