Nelson Rodrigues se chamava primeiramente de “anjo pornográfico” por contar histórias polêmicas em suas crônicas. Entretanto, o Felipe Ferreira, estudante de literatura comparada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) mostrou que o autor tem indícios do neobarroco.
Sarduy trouxe em um artigo as novas perspectivas sobre o romance “O Casamento”. Logo, a pesquisa analisou a obra se comparando com os estudos neobarrocos de Severo Sarduy. Foi relendo o romance que percebeu a presença de elementos neobarrocos no enredo. Destacando a ornamentação da morte, a representação teatral dos papéis sociais e o uso de artifícios literários.
Em entrevista à UFRN, o autor Felipe Ferreira afirmou que essas descobertas, todavia, destacam a importância da análise da obra romanesca de Nelson Rodrigues. Ainda mais alega que o escritor ainda é pouco explorado a sua contribuição para a literatura brasileira.
A pesquisa, realizada sob orientação de Samuel Lima, docente do Departamento de línguas e literaturas estrangeiras modernas (DLLEM/UFRN), publicou na Revista Desenredo, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF).
Quais são as características de Nelson Rodrigues com neobarroco?
Segundo o autor, o cemitério descrito na obra possui características barrocas, com alegorias, inscrições e procissões que simbolizam a purgação dos pecados por meio do sofrimento.
É nesse cenário que o personagem Dr. Camarinha, ao visitar o túmulo de seu filho, descobre um segredo chocante. O resultado era que sua filha Glorinha revelou a perda da virgindade pelo irmão Antônio Carlos. A vida efêmera e imprevisível vem com a sequência de eventos trágicos que ocorrem em apenas 72 horas.
O estudo, que carrega o título O Gran Teatro da vida: máscaras, dramas e artifícios (neo)barrocos no romance O casamento de Nelson Rodrigues ou Anão de Velázquez, também destaca a condição teatral dos personagens, como Glorinha, que é descrita como uma “mascarada” pelos outros personagens.
Sua participação em uma orgia revela a natureza mascarada dos papéis sociais na sociedade da época. Além disso, a obra utiliza artifícios, como a substituição e a proliferação para criar atmosferas sinistras e descrever os corpos dos personagens.
Outras visões
A pesquisa também aponta para a intertextualidade presente no romance, como a referência às obras do escritor Eça de Queirós. A citação de outros escritores se utiliza para construir personagens e reforçar a estética neobarroca. Ademais, o estudo ressalta a influência da psicanálise freudiana na obra, embora não seja o foco principal da pesquisa.
Outro aspecto evidente, de acordo com o trabalho, é a presença de elementos telúricos, como a descrição da praia vermelha de pitangas bravas, que remete à Terra e à natureza, características comuns na literatura barroca. Além disso, o estudo ressalta o papel dos escritores latino-americanos, como Severo Sarduy e Alejo Carpentier, para a compreensão do barroco americano e a expressão da identidade do continente.
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