Home/Curiosidades / Nelson Rodrigues neobarroco? Diz pesquisa da UFRN

Nelson Rodrigues neobarroco? Diz pesquisa da UFRN

Nelson Rodrigues Neobarroco

Pesquisador da UFRN detectou elementos da literatura de Nelson Rodrigues com o estilo neobarroco. Saiba mais no Brechando!

Compartilhe:

Nelson Rodrigues se chamava primeiramente de “anjo pornográfico” por contar histórias polêmicas em suas crônicas. Entretanto, o Felipe Ferreira, estudante de literatura comparada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) mostrou que o autor tem indícios do neobarroco.

Sarduy trouxe em um artigo as novas perspectivas sobre o romance “O Casamento”. Logo, a pesquisa analisou a obra se comparando com os estudos neobarrocos de Severo Sarduy. Foi relendo o romance que percebeu a presença de elementos neobarrocos no enredo. Destacando a ornamentação da morte, a representação teatral dos papéis sociais e o uso de artifícios literários.

Em entrevista à UFRN, o autor Felipe Ferreira afirmou que essas descobertas, todavia, destacam a importância da análise da obra romanesca de Nelson Rodrigues. Ainda mais alega que o escritor ainda é pouco explorado a sua contribuição para a literatura brasileira.

A pesquisa, realizada sob orientação de Samuel Lima, docente do Departamento de línguas e literaturas estrangeiras modernas (DLLEM/UFRN), publicou na Revista Desenredo, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Quais são as características de Nelson Rodrigues com neobarroco?

Segundo o autor, o cemitério descrito na obra possui características barrocas, com alegorias, inscrições e procissões que simbolizam a purgação dos pecados por meio do sofrimento.

É nesse cenário que o personagem Dr. Camarinha, ao visitar o túmulo de seu filho, descobre um segredo chocante. O resultado era que sua filha Glorinha revelou a perda da virgindade pelo irmão Antônio Carlos. A vida efêmera e imprevisível vem com a sequência de eventos trágicos que ocorrem em apenas 72 horas.

O estudo, que carrega o título O Gran Teatro da vida: máscaras, dramas e artifícios (neo)barrocos no romance O casamento de Nelson Rodrigues ou Anão de Velázquez, também destaca a condição teatral dos personagens, como Glorinha, que é descrita como uma “mascarada” pelos outros personagens.

Sua participação em uma orgia revela a natureza mascarada dos papéis sociais na sociedade da época. Além disso, a obra utiliza artifícios, como a substituição e a proliferação para criar atmosferas sinistras e descrever os corpos dos personagens.

Outras visões

A pesquisa também aponta para a intertextualidade presente no romance, como a referência às obras do escritor Eça de Queirós. A citação de outros escritores se utiliza para construir personagens e reforçar a estética neobarroca. Ademais, o estudo ressalta a influência da psicanálise freudiana na obra, embora não seja o foco principal da pesquisa.

Outro aspecto evidente, de acordo com o trabalho, é a presença de elementos telúricos, como a descrição da praia vermelha de pitangas bravas, que remete à Terra e à natureza, características comuns na literatura barroca. Além disso, o estudo ressalta o papel dos escritores latino-americanos, como Severo Sarduy e Alejo Carpentier, para a compreensão do barroco americano e a expressão da identidade do continente.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar Praia projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus