Brechando/brechadas / José Varela, expedicionário potiguar morto na Segunda Guerra

José Varela, expedicionário potiguar morto na Segunda Guerra

José Varela Expedicionário

José Varela foi um dos expedicionários que participou da Segunda Guerra Mundial e é natural de Natal, Rio Grande do Norte.

Compartilhe:

Quando passo pelas Rocas, em uma rua do lado da Escola Isabel Gondim, vejo uma casa com o símbolo da Força Expedicionária Brasileira (FEB), o brasão da República e a seguinte mensagem:

“Lar do Expedicionário José Varela ao povo de Natal”.

Inicialmente, você confunde com o político José Varela, que foi prefeito e, posteriormente, governador de Natal. Mas, ele foi um ex-combatente na Segunda Guerra Mundial, que morreu durante a batalha de Montese, na Itália, onde o Brasil ajudou a derrubar os fascistas de Mussolini.

Por causa deste “sacrifício em nome da pátria”, José Varela foi um dos centenas brasileiros que foram mortos nesta batalha sanguinária e hoje é nome de rua de vários lugares da cidade.

Conferência de Potengi e Força Expedicionária

A reunião aconteceu no dia 29 de janeiro de 1943, o presidente americano na época da Segunda Guerra, Franklin Delano Roosevelt, e o presidente brasileiro Getúlio Vargas visitaram a Rampa e celebraram no local a Conferência do Potengi. O encontro resultou na transformação da Rampa em uma base aérea militar utilizada durante a Segunda Guerra Mundial sendo utilizada até 1944.

Durante o encontro, definiram os acordos que deram origem à Força Expedicionária Brasileira (FEB), que foi uma força militar aero-terrestre constituída na sua totalidade por 25.834 homens e mulheres.

Clique aqui para saber mais sobre a Conferência do Potengi.

O que os jornais retratam na época

Não teve algum retrato na internet que mostre o rosto do José Varela, muito menos em pesquisas. No entanto, existe somente esta casa que fica na rua com seu nome e ainda hoje é uma residência.

A única coisa que se sabe é que ele foi um escoteiro do mar e recebeu elogios por ser um ótimo membro do grupo.

Além disso, ele recebeu honrarias na Rocas, com um retrato na rua principal e a presença de seu xará, que na época era prefeito, comentando da importância de lutar pela pátria. Além disso, a família recebeu uma pensão pelo estado por conta das ações.

Hoje, a rua se chama Expedicionário José Varela e é uma das principais do bairro da zona Leste de Natal.

Sabia desta homenagem? Deixe aqui, portanto, o seu comentário.  

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus