Quando passo pelas Rocas, em uma rua do lado da Escola Isabel Gondim, vejo uma casa com o símbolo da Força Expedicionária Brasileira (FEB), o brasão da República e a seguinte mensagem:
“Lar do Expedicionário José Varela ao povo de Natal”.
Inicialmente, você confunde com o político José Varela, que foi prefeito e, posteriormente, governador de Natal. Mas, ele foi um ex-combatente na Segunda Guerra Mundial, que morreu durante a batalha de Montese, na Itália, onde o Brasil ajudou a derrubar os fascistas de Mussolini.
Por causa deste “sacrifício em nome da pátria”, José Varela foi um dos centenas brasileiros que foram mortos nesta batalha sanguinária e hoje é nome de rua de vários lugares da cidade.
Conferência de Potengi e Força Expedicionária
A reunião aconteceu no dia 29 de janeiro de 1943, o presidente americano na época da Segunda Guerra, Franklin Delano Roosevelt, e o presidente brasileiro Getúlio Vargas visitaram a Rampa e celebraram no local a Conferência do Potengi. O encontro resultou na transformação da Rampa em uma base aérea militar utilizada durante a Segunda Guerra Mundial sendo utilizada até 1944.
Durante o encontro, definiram os acordos que deram origem à Força Expedicionária Brasileira (FEB), que foi uma força militar aero-terrestre constituída na sua totalidade por 25.834 homens e mulheres.
Clique aqui para saber mais sobre a Conferência do Potengi.
O que os jornais retratam na época
Não teve algum retrato na internet que mostre o rosto do José Varela, muito menos em pesquisas. No entanto, existe somente esta casa que fica na rua com seu nome e ainda hoje é uma residência.
A única coisa que se sabe é que ele foi um escoteiro do mar e recebeu elogios por ser um ótimo membro do grupo.
Além disso, ele recebeu honrarias na Rocas, com um retrato na rua principal e a presença de seu xará, que na época era prefeito, comentando da importância de lutar pela pátria. Além disso, a família recebeu uma pensão pelo estado por conta das ações.
Hoje, a rua se chama Expedicionário José Varela e é uma das principais do bairro da zona Leste de Natal.
Sabia desta homenagem? Deixe aqui, portanto, o seu comentário.
Deixe um comentário