No Rio Grande do Norte, temos três instituições federais: a UFRN, IFRN e UFERSA. Mas, como surgiu a terceira instituição? A Universidade Federal Rural do Semi-Árido, seu nome completo, apesar de parecer jovem tem mais de 57 anos de atividade e passou por vários nomes.
O seu primeiro nome foi ESAM, Escola Superior de Agricultura de Mossoró, com o objetivo de estimular a agropecuária local. Além disso, até hoje, é um dos fortes segmentos do município. A sua fundação aconteceu em 1967, através de um decreto da Prefeitura Municipal, sob a administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Agrário (INDA).
Os quatro primeiros cursos foram agronomia, medicina veterinária, zootecnia e ainda mais haveria engenharia agrícola. Somente em 1969 que a instituição recebeu a federalização e se tornou uma autarquia, seguindo os mesmos moldes da UFRN em Natal.
Quando mudou para UFERSA?
Somente nos anos 2000 retomou a ideia de ter uma universidade federal, quando em março de 2003, a Deputada Federal Sandra Rosado encaminha Requerimento ao Ministro da Educação, Cristovam Buarque, sugerindo a transformação da ESAM em Universidade.
Através da Portaria ESAM/GAB, nº 106/2003, de 17/07/2003, o então diretor da ESAM, professor Marcelo Pedrosa, constitui uma comissão formada pelos professores Gustavo Pereira Duda, José de Arimatéa de Matos, Sílvia Maria Mendes Ahid e Raimundo Alves Barreto Júnior para elaborar o Projeto Técnico Institucional de transformação da ESAM em Universidade Especializada.
Passa a ser Universidade pela a lei nº 11.155, de 29 de julho de 2005 publicada no Diário Oficial da União no dia 1 de agosto de 2005, na seção 1, nº 146.
Quantidade de cursos
A UFERSA é uma das universidades pioneiras na adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SISU) como forma integral de acesso aos cursos de graduação, desde a sua implantação em 2010. Além disso, o SISU é usado como única forma de acesso às vagas iniciais dos cursos de graduação presenciais da universidade.
Os processos de inscrição, seleção e divulgação são realizados diretamente pelo Ministério da Educação (MEC), uma vez que é responsável pelas universidades federais.
Atualmente possuem os seguintes cursos:
- Agronomia
- Administração
- Ciências Contábeis
- Ecologia,
- Direito,
- Engenharia agrícola e ambiental,
- Engenharia civil,
- Engenharia elétrica,
- Engenharia florestal,
- Engenharia mecânica,
- Engenharia química,
- Engenharia de pesca,
- Engenharia de Produção,
- Licenciatura de educação do campo,
- Medicina,
- Medicina Veterinária,
- Ciências e Tecnologia,
- Engenharia de Produção,
- Sistema de informação,
- Pedagogia,
- Licenciatura em computação e informática,
- Letras,
- Engenharia da Computação,
- Engenharia de Software e
- Tecnologia da informação.
Além de Mossoró, há campus, portanto, em Angicos, Pau dos Ferros e Caraúbas.
Deixe um comentário