Quais parlamentares do RN foram a favor da saída de Collor? O primeiro presidente eleito após a Ditadura Militar, Fernando Collor, foi marcado por polêmicas, desde o confisco da poupança, aumento da inflação e as denúncias de desvio. Como resultado, em dezembro de 1992, o mesmo passou por uma votação e o resultado foi o impeachment. Como resultado, ele ficou oito anos afastado no poder público. Mas, o que os parlamentares do Rio Grande do Norte votaram?
O Instagram Memória Politica RN traz várias história dos acontecimentos políticos e um dos posts foi a votação deste momento histórico do Brasil.
De acordo com a postagem, primeira votação aconteceu a partir de uma comissão especial e depois migrou para o Plenário. Nessa comissão apenas o Iberê Ferreira, do PFL, participava, mas ausentou-se na votação do primeiro momento.
A sessão na plenária aconteceu em 29 de setembro de 1992 e ao todo foram 336 votos favoráveis ao impedimento.
E o que os deputados potiguares votaram?
Sem spoiler antecipo que todos os deputados votaram a favor do impeachment, na época os deputados federais eram Aluízio Alves (PMDB), Henrique Alves (PMDB), Fernando Freire (PFL, hoje União Brasil), Flávio Rocha (dono da Riachuelo e filiado ao PL), João Faustino (PSDB), Laíre Rosado (PMDB), Iberê Ferreira (PFL) e Ney Lopes (PFL).
Após a votação na câmara, chegou ao senado a votação.
E o que os senadores potiguares votaram?
Assim como os deputados, todos os senadores votaram a favor do impedimento político de Fernando Collor de Melo. Na época os senadores eram Lavoisier Maia (PDT), Garibaldi Filho (PMDB) e Dário Pereira (PFL). Todos votaram a favor.
Deixe um comentário