Riachuelo Família Rocha
Cidades Curiosidades

Afinal, a Riachuelo foi originada pela família Rocha?

Compartilhe:

Quando pensamos nas lojas Riachuelo rapidamente pensamos na Confecções Guararapes e consequentemente na família Rocha. Mas, a loja não é genuinamente potiguar, uma vez que teve a sua origem em Recife e já estava na capital potiguar desde o ano de 1951. Como cheguei a isso? Pesquisando em jornais, trabalhos de conclusão de curso e sites que falam sobre gestão de marca.

Riachuelo Família Rocha

Primeiramente, nós temos que falar que Nevaldo Rocha saiu de Caraúbas e foi trabalhar na capital do Rio Grande do Norte. Natal estava nos áureos tempos, com os solados norte-americanos gerando renda e emprego por conta de sua base militar. Na cidade, ele arranjou um emprego numa relojoaria.

Em 1947, junto com o irmão Newton Rocha, comprou a loja e transformou em uma loja chamada “A Capital”, que era uma espécie de bazar de variedades e ficou conhecida nas ruas natalenses por não vender em formato de balcão. Posteriormente, a loja mudou de nome para Seta. Em 1951, os Rocha se mudaram para Recife e resolveram criar uma empresa de confecções, nascendo a Guararapes.

Riachuelo Família Rocha
Cartaz das Lojas Seta para o jornal A Ordem

E a Riachuelo

A Riachuelo surgiu em 1951 com uma cadeia de lojas em Recife que vendia tecidos por um bom preço e começou a se expandir, o nome era uma homenagem à Batalha de Riachuelo, que já falamos neste texto. A empresa pertencia ao Grupo Othon, cujo dono era Othon Lynch Bezerra de Mello.

Othon iniciou as suas atividades empresariais em 1905 com uma loja de tecidos no Centro de Recife, na Rua Marquês de Olinda e abriu novas lojas da cidade. Em 1924, comprou uma loja de tecidos e virou referência no mercado têxtil de Pernambuco, que era a área o qual mais prezava. No entanto, ficou na memória dos brasileiros por conta da sua rede de hotéis.  

O crescimento que vemos da empresa só aconteceu quando a Guararapes comprou a loja em 1979. Após a compra, Guararapes comprou um prédio para fazer a loja de departamento que existe até hoje na rua João Pessoa na Cidade Alta.

Riachuelo Família Rocha

E houve um desfile

Um desfile para inaugurar a loja com a participação de modelos locais e a então Miss Rio Grande do Norte na época. A obra durou quase dois anos para que ficasse pronta e o desfile aconteceu no Palácio dos Esportes.

Somente em 1983 que as lojas Setas e a Wolens (outra rede comprada pelo Guararapes) se transformou em Riachuelo.

Lara Paiva

Oi, eu sou o Goku. Mentira, meu nome é Lara. Sou jornalista e publicitária formada pela UFRN, natural de Natal. Sempre fui de humanas. Tem um blog para expor as suas curiosidades e anseios desta vida e mostrar os diferentes lados da vida urbana.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *