Brechando/Cidades / Quando surgiu a Região Metropolitana de Natal?

Quando surgiu a Região Metropolitana de Natal?

Região Metropolitana de Natal

A Região Metropolitana de Natal, a RMN, tem mais de 25 anos e vamos contar a sua história nesta postagem aqui. Saiba mais no Brechando

Compartilhe:

A região metropolitana é uma área que engloba uma cidade principal e as outras cidades próximas que possuem forte relação econômica, social e cultural com essa cidade central. Geralmente, as regiões metropolitanas são um conjunto de municípios que se integram em uma rede urbana, compartilhando serviços, infraestrutura e recursos.

Suas principais características primeiramente são uma grande concentração populacional, atividades econômicas diversificadas e complexidade urbana. A gestão das regiões metropolitanas acontece por órgãos específicos que buscam integrar as políticas públicas e promover o desenvolvimento sustentável dessas áreas.

Mas, quando surgiu a Região Metropolitana de Natal? Este é o objetivo do texto de hoje.

A Região Metropolitana de Natal, também conhecida como Grande Natal, reúne quinze municípios do estado do Rio Grande do Norte. Como resultado, formou a quarta maior aglomeração urbana do Nordeste, atrás apenas das regiões metropolitanas de Recife, Salvador e Fortaleza formando a décima nona maior região metropolitana do país. E até agora é a única no estado do RN.

A origem

A Grrande Natal recebeu a sanção em lei apenas no dia 16 de janeiro de 1997. Inicialmente, era composto apenas por Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Macaíba e Extremoz, fronteira da capital potiguar. Entretanto, cinco anos depois, as cidades de Nísia Floresta e São José de Mipibu entraram à RMN. E, apenas quatro dias depois, aprovou o estatuto e o regimento interno do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano de Natal (CDMN).

Em 30 de novembro de 2005, adicionaram o município de Monte Alegre e em 22 de julho de 2009 foi a vez de Vera Cruz integrar a região.

Um projeto de lei, de autoria do deputado estadual George Soares, pretendia adicionar o município de Ielmo Marinho à região metropolitana, devido à sua proximidade com o Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante.

Em 2015, os municípios de Arez, Goianinha e Ielmo Marinho entraram no grupo. Desde 30 de abril de 2019, com a inclusão de Bom Jesus passou a fazer parte, a RMN possui quinze municípios.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus