A região metropolitana é uma área que engloba uma cidade principal e as outras cidades próximas que possuem forte relação econômica, social e cultural com essa cidade central. Geralmente, as regiões metropolitanas são um conjunto de municípios que se integram em uma rede urbana, compartilhando serviços, infraestrutura e recursos.
Suas principais características primeiramente são uma grande concentração populacional, atividades econômicas diversificadas e complexidade urbana. A gestão das regiões metropolitanas acontece por órgãos específicos que buscam integrar as políticas públicas e promover o desenvolvimento sustentável dessas áreas.
Mas, quando surgiu a Região Metropolitana de Natal? Este é o objetivo do texto de hoje.
A Região Metropolitana de Natal, também conhecida como Grande Natal, reúne quinze municípios do estado do Rio Grande do Norte. Como resultado, formou a quarta maior aglomeração urbana do Nordeste, atrás apenas das regiões metropolitanas de Recife, Salvador e Fortaleza formando a décima nona maior região metropolitana do país. E até agora é a única no estado do RN.
A origem
A Grrande Natal recebeu a sanção em lei apenas no dia 16 de janeiro de 1997. Inicialmente, era composto apenas por Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Macaíba e Extremoz, fronteira da capital potiguar. Entretanto, cinco anos depois, as cidades de Nísia Floresta e São José de Mipibu entraram à RMN. E, apenas quatro dias depois, aprovou o estatuto e o regimento interno do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano de Natal (CDMN).
Em 30 de novembro de 2005, adicionaram o município de Monte Alegre e em 22 de julho de 2009 foi a vez de Vera Cruz integrar a região.
Um projeto de lei, de autoria do deputado estadual George Soares, pretendia adicionar o município de Ielmo Marinho à região metropolitana, devido à sua proximidade com o Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante.
Em 2015, os municípios de Arez, Goianinha e Ielmo Marinho entraram no grupo. Desde 30 de abril de 2019, com a inclusão de Bom Jesus passou a fazer parte, a RMN possui quinze municípios.
Deixe um comentário