A avenida Mor-Gouveia é uma das principais da cidade e tem a sua peculiaridade pela divisão ao meio por conta do Arena das Dunas e o Centro Administrativo, conforme já falei no Brechando. No entanto, tentamos procurar várias vezes a origem deste nome e finalmente, depois de anos, achamos.
Tudo começou quando eu estava indo ao meu trabalho e procurei um atalho. Então, eu descobri a Escola Estadual Capitão-Mor Pedro Mendes Gouveia.
Foi então neste momento eu associei o nome completo com o homenageado da avenida e, logo, resolvi pesquisar quem é.
Afinal, quem é Pedro Mendes Gouveia, o Capitão-Mor Gouveia?
Pedro Mendes Gouveia foi o 15º Capitão-Mor nomeado pela coroa portuguesa na capitania do Rio Grande. Ninguém sabe se ele era português ou espanhol, visto que nesta época havia a União Ibérica, quando Portugal e Espanhol se juntaram.
Por isso, existem vários debates sobre como é a grafia correta de seu nome.
No entanto, sabe-se que ele foi nomeado como Capitão-Mor em torno de 1630 e os historiadores o lembram por enfrentar os holandeses da invasão.
A seguir, uma linha do tempo descrevendo as disputas que participou contra os holandeses.
1631
27 de dezembro:
O Forte dos Reis Magos de Natal repele a tentativa frustrada de assalto à Capitania do Rio Grande do Norte, por Steyn Callenfls, que comandava 14 navios e 19 companhias de guerra.
1633
8 de dezembro:
Desembarca, em Ponta Negra-Natal, parte da expedição holandesa, chefiada por Matias Van Keulen, que veio conquistar o Forte dos Reis Magos.
11 de dezembro:
Abriram as portas da Fortaleza dos Reis Magos, em Natal e escreveu uma carta aos inimigos holandeses, propondo a rendição.
12 de dezembro:
O Forte dos Reis Magos no Rio Grande do Norte teve a invasão das tropas holandesas.
Ocorreu a rendição da Fortaleza dos Reis Magos de Natal, aos holandeses, tendo início, nesta mesma data, o domínio holandês, no território do Rio G. do Norte.
18 de dezembro:
O proponente luterano holandês, Johanna, fez a 1º prédica luterana, na Igreja Matriz de Natal.
20 de dezembro:
Os holandeses mudam o nome do Forte dos Reis Magos, para Castelo de Ceulen.
Um pouco da biografia de Pedro Mendes Gouveia
Pedro Mendes de Gouveia substituiu Domingos da Veiga Cabral que governava interinamente a capitania do Rio Grande, onde acompanhou o desbravamento de novas terras para prosperar a colônia, surgindo as mais diferentes colônias.
Nesta época, o Rio Grande produzia açúcar a todo vapor e estava em harmonia com os nativos.
Além disso, Pedro Mendes Gouveia era o comandante do Forte dos Reis, e durante o seu governo os holandeses invadiram a capitania em 1633 pela frota holandesa comandada pelo Almirante Linchthardt.
Após perder dos holandeses, ele ficou ferido por estilhaços de peluoros e o forte rendeu-se, entregue pelo seu ajudante Sebastião Pinheiro Coelho que retirou as chaves estando o Capitão-mor desacordado pela febre dos ferimentos.
Depois, ele foi encaminhado para Pernambuco, onde ficou preso. Após ser solto, viveu em Goiana e Itamaracá, onde morreu em torno de 1646 ou 1647.
Deixe um comentário