Finalmente descobrimos quem é o Capitão-Mor Gouveia

Finalmente descobrimos quem é o Capitão-Mor Gouveia

Compartilhe:

A avenida Mor-Gouveia é uma das principais da cidade e tem a sua peculiaridade pela divisão ao meio por conta do Arena das Dunas e o Centro Administrativo, conforme já falei no Brechando. No entanto, tentamos procurar várias vezes a origem deste nome e finalmente, depois de anos, achamos. 

Tudo começou quando eu estava indo ao meu trabalho e procurei um atalho. Então, eu descobri a Escola Estadual Capitão-Mor Pedro Mendes Gouveia.

Foi então neste momento eu associei o nome completo com o homenageado da avenida e, logo, resolvi pesquisar quem é.

Afinal, quem é Pedro Mendes Gouveia, o Capitão-Mor Gouveia?

Pedro Mendes Gouveia foi o 15º Capitão-Mor nomeado pela coroa portuguesa na capitania do Rio Grande. Ninguém sabe se ele era português ou espanhol, visto que nesta época havia a União Ibérica, quando Portugal e Espanhol se juntaram. 

Por isso, existem vários debates sobre como é a grafia correta de seu nome.  

No entanto, sabe-se que ele foi nomeado como Capitão-Mor em torno de 1630 e os historiadores o lembram por enfrentar os holandeses da invasão.

A seguir, uma linha do tempo descrevendo as disputas que participou contra os holandeses. 

1631

27 de dezembro:

O Forte dos Reis Magos de Natal repele a tentativa frustrada de assalto à Capitania do Rio Grande do Norte, por Steyn Callenfls, que comandava 14 navios e 19 companhias de guerra.

1633 

8 de dezembro: 

Desembarca, em Ponta Negra-Natal, parte da expedição holandesa, chefiada por Matias Van Keulen, que veio conquistar o Forte dos Reis Magos.

11 de dezembro: 

Abriram as portas da Fortaleza dos Reis Magos, em Natal e escreveu uma carta aos inimigos holandeses, propondo a rendição.

Você pode ler também:  De onde surgiu a rivalidade do Abc x América

12 de dezembro: 

O Forte dos Reis Magos no Rio Grande do Norte teve a invasão das tropas holandesas.

Ocorreu a rendição da Fortaleza dos Reis Magos de Natal, aos holandeses, tendo início, nesta mesma data, o domínio holandês, no território do Rio G. do Norte.

18 de dezembro: 

O proponente luterano holandês, Johanna, fez a 1º prédica luterana, na Igreja Matriz de Natal.

20 de dezembro: 

Os holandeses mudam o nome do Forte dos Reis Magos, para Castelo de Ceulen.

Um pouco da biografia de Pedro Mendes Gouveia

Pedro Mendes de Gouveia substituiu Domingos da Veiga Cabral que governava interinamente a capitania do Rio Grande, onde acompanhou o desbravamento de novas terras para prosperar a colônia, surgindo as mais diferentes colônias.  

Nesta época, o Rio Grande produzia açúcar a todo vapor e estava em harmonia com os nativos. 

Além disso, Pedro Mendes Gouveia era o comandante do Forte dos Reis, e durante o seu governo os holandeses invadiram a capitania em 1633 pela frota holandesa comandada pelo Almirante Linchthardt.

Após perder dos holandeses, ele ficou ferido por estilhaços de peluoros e o forte rendeu-se, entregue pelo seu ajudante Sebastião Pinheiro Coelho que retirou as chaves estando o Capitão-mor desacordado pela febre dos ferimentos.

Depois, ele foi encaminhado para Pernambuco, onde ficou preso. Após ser solto, viveu em Goiana e Itamaracá, onde morreu em torno de 1646 ou 1647. 

Tags

Commente aqui

2 respostas para “Finalmente descobrimos quem é o Capitão-Mor Gouveia”

  1. Gosto muito de suas matérias. Interessantes e informativas. Aqui e acolá eu reproduzo no meu blog pensenumanoticia.com.br.

    1. Só peço que coloque um link em direção ao meu site, isto ajuda muito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí