A fotografia raiz começa na câmara escura e nas técnicas de pinhole e no Mercado de Petrópolis vai receber os amantes de braços abertos. Como assim? Entre os dias 29 e 30 de abril, de 9hs às 17h no Mercado de Petrópolis, vai reunir fotógrafos e amantes da fotografia que desejam praticar a técnica do pinhole, bastante comum para quem gosta de fotografia analógica.
Primeiramente, o evento se chama Jornada Pinhole Day em Natal se integra a proposta realizada em Belém pela Fotoativa, que realiza eventos na fotografia há 21 anos, com o nome “Memória e Movimento”. Além disso, o evento adere a ação “Luz no Mercado”, proposta pelo Candeeiro, da Loja 35mm, da fotógrafa Meysa Medeiros, o Mercado da Foto e o Coletivo daFOTO, ambos em Natal.
O evento ainda falará sobre revelação de filmes, construir uma câmera pinhole e fazer uma câmara escura (ver a programação aqui).
Falei no post sobre Pinhole, mas esqueci de explicar
Pinhole é uma técnica de fotografia que se baseia na utilização de uma pequena abertura para criar imagens únicas e artísticas. Muitos utilizam o pinhole a partir de uma caixa escura, quando você utiliza instrumentos fechados e com tampa para fazer função de fotografia.
Além disso, tem câmeras analógicas que apresentam esta função, como a Diana F+. da marca Lomography.
Como funciona
A luz entra pela pequena abertura e projeta a imagem invertida em um papel fotográfico ou sensor digital, criando uma imagem desfocada, porém, com uma aparência artística peculiar.
É uma das mais antigas formas de fotografia, vindo desde a antiguidade pelos chineses e gregos. Hoje em dia, é popular entre os fotógrafos que buscam experimentar com técnicas alternativas de imagem. Além disso, a técnica é desafiadora e requer um pouco de prática para se obter resultados satisfatórios, mas muitos consideram que a imprecisão da imagem criada pelo pinhole é o que dá a ela um charme especial.
Como a abertura é pequena, o tempo de exposição é geralmente longo, o que pode resultar em imagens com uma aparência suave e etérea. Portanto, a técnica de pinhole pode ser utilizada tanto em ambientes internos como externos. Sem contar que pode ser uma maneira acessível e divertida de se começar a explorar o mundo da fotografia.
Como funcionará o evento de fotografia no Mercado de Petrópolis
Neste 2023, além dos cursos, oficinas e exposições apresentadas pelo espaço, traz também a iniciativa de realizar o Pinhole Day em Natal. Ao chegar na cidade do Sol, o grande desejo do espaço era integrar experiências que formaram seus idealizadores no campo da imagem, conectando ações entre o norte e o nordeste.
As imagens produzidas pelos participantes serão publicadas no site do Wordwide Pinhole Photography Day, com a identificação dos autores.
Quem quiser participar da Jornada, basta levar 1 kg de alimento como parte da inscrição por cada ação realizada, os alimentos coletados serão doados a Associação Beneficente Casa da União “Luz de Maria”.
O Candeeiro é um Espaço Cultural independente que iniciou suas atividades em Belém do Pará no ano de 2020, com programações expositivas, ações educativas, e diálogos sobre processos de criações artísticas e temas que atravessam o circuito da arte. Em 2022, com a mudança dos seus idealizadores para Natal, trouxe suas atividades para a cidade, dando continuidade as suas ações na Terra do Sol.
Dia 29/04 – Horário 9 às 17h:
- Construção do Laboratório de Revelação.
- Construção de Câmera Obscura.
- Criar a sua própria Câmera Pinhole.
Dia 30/04- Horário 9 às 13h:
- Pincel de Luz
- Fotografia Pinhole e Processo de Revelação
Local: Mercado da Foto Endereço: Mercado de Petrópolis- Av. Hermes da Fonseca, 804, Natal (RN).
Quem são os idealizadores do Candeeiro?
A proposta do Espaço Cultural Candeeiro dá-se no sentido de contemplar estas duas regiões que fazem parte da história de vida de seus idealizadores. Natan Garcia é cearense, de Fortaleza, historiador, fotógrafo e produtor cultural.
Já a Heldilene Reale, por sua vez, é paraense de Belém, artista, pesquisadora e curadora independente. Reafirmar suas identidades e as trocas possíveis no circuito da arte, nestas duas regiões tão importantes para a formação da história e identidade do Brasil.
Para mais informações sobre o espaço os interessados podem acessar, portanto, o site: www.candeeiro.art.br e o instagran: @candeeiro.gc.
Deixe um comentário