Brechando/Cidades / Evento de fotografia raiz no Mercado da Fotografia para ensinar pinhole e câmara escura

Evento de fotografia raiz no Mercado da Fotografia para ensinar pinhole e câmara escura

fotografia Mercado de Petrópolis

Neste último fim de semana de abril, haverá um evento de fotografia de Mercado de Petrópolis para aqueles gostam de saber mais sobre a arte. Saiba mais no Brechando!

Compartilhe:

A fotografia raiz começa na câmara escura e nas técnicas de pinhole e no Mercado de Petrópolis vai receber os amantes de braços abertos. Como assim? Entre os dias 29 e 30 de abril, de 9hs às 17h no Mercado de Petrópolis, vai reunir fotógrafos e amantes da fotografia que desejam praticar a técnica do pinhole, bastante comum para quem gosta de fotografia analógica.  

Primeiramente, o evento se chama Jornada Pinhole Day em Natal se integra a proposta realizada em Belém pela Fotoativa, que realiza eventos na fotografia há 21 anos, com o nome “Memória e Movimento”. Além disso, o evento adere a ação “Luz no Mercado”, proposta pelo Candeeiro, da Loja 35mm, da fotógrafa Meysa Medeiros, o Mercado da Foto e o Coletivo daFOTO, ambos em Natal.

O evento ainda falará sobre revelação de filmes, construir uma câmera pinhole e fazer uma câmara escura (ver a programação aqui).

Falei no post sobre Pinhole, mas esqueci de explicar

Pinhole é uma técnica de fotografia que se baseia na utilização de uma pequena abertura para criar imagens únicas e artísticas. Muitos utilizam o pinhole a partir de uma caixa escura, quando você utiliza instrumentos fechados e com tampa para fazer função de fotografia.

Além disso, tem câmeras analógicas que apresentam esta função, como a Diana F+. da marca Lomography.

Como funciona

A luz entra pela pequena abertura e projeta a imagem invertida em um papel fotográfico ou sensor digital, criando uma imagem desfocada, porém, com uma aparência artística peculiar.

É uma das mais antigas formas de fotografia, vindo desde a antiguidade pelos chineses e gregos. Hoje em dia, é popular entre os fotógrafos que buscam experimentar com técnicas alternativas de imagem. Além disso, a técnica é desafiadora e requer um pouco de prática para se obter resultados satisfatórios, mas muitos consideram que a imprecisão da imagem criada pelo pinhole é o que dá a ela um charme especial.

Como a abertura é pequena, o tempo de exposição é geralmente longo, o que pode resultar em imagens com uma aparência suave e etérea. Portanto, a técnica de pinhole pode ser utilizada tanto em ambientes internos como externos. Sem contar que pode ser uma maneira acessível e divertida de se começar a explorar o mundo da fotografia.

Como funcionará o evento de fotografia no Mercado de Petrópolis

Neste 2023, além dos cursos, oficinas e exposições apresentadas pelo espaço, traz também a iniciativa de realizar o Pinhole Day em Natal. Ao chegar na cidade do Sol, o grande desejo do espaço era integrar experiências que formaram seus idealizadores no campo da imagem, conectando ações entre o norte e o nordeste.

As imagens produzidas pelos participantes serão publicadas no site do Wordwide Pinhole Photography Day, com a identificação dos autores. 

Quem quiser participar da Jornada, basta levar 1 kg de alimento como parte da inscrição por cada ação realizada, os alimentos coletados serão doados a Associação Beneficente Casa da União “Luz de Maria”. 

O Candeeiro é um Espaço Cultural independente que iniciou suas atividades em Belém do Pará no ano de 2020, com programações expositivas, ações educativas, e diálogos sobre processos de criações artísticas e temas que atravessam o circuito da arte. Em 2022, com a mudança dos seus idealizadores para Natal, trouxe suas atividades para a cidade, dando continuidade as suas ações na Terra do Sol. 

Dia 29/04 – Horário 9 às 17h: 

  • Construção do Laboratório de Revelação.
  • Construção de Câmera Obscura.
  • Criar a sua própria Câmera Pinhole.

Dia 30/04- Horário 9 às 13h:

  • Pincel de Luz
  • Fotografia Pinhole e Processo de Revelação

Local: Mercado da Foto Endereço: Mercado de Petrópolis- Av. Hermes da Fonseca, 804, Natal (RN).

Quem são os idealizadores do Candeeiro? 

A proposta do Espaço Cultural Candeeiro dá-se no sentido de contemplar estas duas regiões que fazem parte da história de vida de seus idealizadores. Natan Garcia é cearense, de Fortaleza, historiador, fotógrafo e produtor cultural.

Já a Heldilene Reale, por sua vez, é paraense de Belém, artista, pesquisadora e curadora independente. Reafirmar suas identidades e as trocas possíveis no circuito da arte, nestas duas regiões tão importantes para a formação da história e identidade do Brasil. 

Para mais informações sobre o espaço os interessados podem acessar, portanto, o site: www.candeeiro.art.br e o instagran: @candeeiro.gc.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus