Brechando/Cidades / Quem o RN escolheu no Plebiscito de 1993?

Quem o RN escolheu no Plebiscito de 1993?

Plebiscito 1993 RN

Quem o RN escolheu: a monarquia ou a República? O Plebiscito de 1993 foi um evento histórico no Brasil para a escolher forma de governo. Saiba mais no Brechando!

Compartilhe:

Quem o RN escolheu: a monarquia ou a República? O Plebiscito de 1993 no RN foi um evento histórico no Brasil que consultou a população sobre a forma de governo que o país deveria adotar: república ou monarquia.

O plebiscito foi convocado pelo então presidente Itamar Franco e ocorreu em 21 de abril de 1993, na mesma data em que se comemora o Dia de Tiradentes, um herói nacional que lutou pela independência do Brasil.  Ou seja, é aniversário de 30 anos do plebiscito.

Um dos motivos para a realização do plebiscito foi o impeachment de Fernando Collor, que estimulou vários parlamentares monarquistas a pedirem a volta do poder juntamente com os herdeiros de Dom Pedro II.

Inclusive, aconteceu uma campanha eleitoral para conscientizar e incentivar as pessoas a votarem no que eles desejavam. Veja um dos vídeos a seguir:

Além disso, atores famosos botaram a cara para apoiar o regime favorito, como Nívea Stelmann para “monarquia” e Milton Gonçalves, “república”.

O que as pessoas deveriam responder no Plebiscito em 1993 no RN?

A consulta popular aconteceu em todo o território nacional. Os eleitores foram perguntados se concordavam com a seguinte pergunta: “Você é a favor da manutenção da República como forma de governo do Brasil?”. E a outra pergunta seria adotar o modelo “Presidencialismo” ou “Parlamentarismo” (ter o primeiro-ministro como administrador do Poder Executivo).

A opção “República” venceu com mais de 88,6% dos votos, garantindo a continuidade do regime republicano no país. O sistema presidencialista venceu com 69,2% dos votos. Ao todo, foram mais de 67 milhões de eleitores que foram às urnas para decidir.

A realização do plebiscito de 1993 foi uma iniciativa importante para a consolidação da democracia no Brasil. Além disso, permitiu que a população se manifestasse de forma direta e democrática sobre um tema relevante para a organização política do país. Ainda mais, o evento também contribuiu para aumentar a conscientização cívica dos brasileiros, incentivando a participação política e o debate público sobre temas de interesse coletivo.

Em 2023, o plebiscito completa 30 anos, a última vez que decidiu o modelo político do país foi em 1963. Lá, quando os brasileiros pediram a volta do presidencialismo. Sim, na época as pessoas decidiram por meio de cédulas, pois ainda não estava pronta a urna eletrônica.

O que os potiguares decidiram?

Agora, vamos falar de como foi a votação no Rio Grande do Norte. Em torno de 1,4 milhões de potiguares decidiram votar no plebiscito, sendo que 91,3% (620.418 pessoas) decidiram manter o país sendo administrado por uma República, contra 8,7% pela monarquia.

Entretanto, mais de 30% resolveram abster-se de seus votos e 8% decidiram votar em branco.

A monarquia não conseguiu vencer em nenhum dos estados brasileiros.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus