Brechando/brechadas / Feira literária Cirandar faz homenagem ao Lourival Açucena

Feira literária Cirandar faz homenagem ao Lourival Açucena

Cirandar

Ponta Negra será finalmente palco de um evento literário, o Cirandar. E ainda mais vai acontecer no próximo sábado (19), no Goodala. Inclusive é um projeto que ganhou o edital de Economia Criativa 2022 do Sebrae. Além disso, será um momento de recital de poetas, lançamento de livros e, por conseguinte, show musical de Luiz…

Compartilhe:

Ponta Negra será finalmente palco de um evento literário, o Cirandar. E ainda mais vai acontecer no próximo sábado (19), no Goodala. Inclusive é um projeto que ganhou o edital de Economia Criativa 2022 do Sebrae. Além disso, será um momento de recital de poetas, lançamento de livros e, por conseguinte, show musical de Luiz Gadelha.

De acordo com a organização, o evento também terá dois pontos altos: o lançamento da revista literária Cirandar (foto acima) e do primeiro episódio de uma websérie sobre poesia potiguar. Entretanto, o outro destaque é homenageado, o primeiro poeta potiguar, Lourival Açucena.

Quem é Lourival Açucena?

Nasceu em 1827. Seu nome completo é Joaquim Eduvirges de Mello Açucena e sua poesia era ligada ao romantismo e alguns poemas possui ligação com o arcadismo. Além disso, uma das curiosidades é que ele chegou a ser preso no Forte dos Reis Magos, sob o crime que hoje se chama de peculato.

Peculato é um crime em que um dervidor público faz desfalque nas contas públicas. Essas acusações surgiram pelo fato de ter sido funcionário público, juiz de paz, delegado de polícia, chefe de gabinete e entre outros cargos. Ainda foi ator e cantor em festejos religiosos.

O nome Lourival veio a partir de um personagem chamado Capitão Lourival da peça “O Desertor Francês”. Escreveu em vários jornais da cidade, teve 32 filhos e casou três vezes. Seu primeiro livro teve a sua publicação depois do centenário da sua morte, em 1927.

95 anos depois do primeiro livro, debate em Feira Literária Cirandar

Entre os convidados para discutir sobre Lourival Ferreira está a poeta Eneida Ferreira (por sinal, ela é tetraneta de Lourival Açucena), o jornalista Vicente Serejo, o jornalista Cassiano Arruda, o historiador e pesquisador Cláudio Galvão, a historiadora Maiara Gonçalves, o editor Abimael Silva, o doutor e também o professor do curso de letras da UFRN, Luiz Ferreira.

Sobre a feira Cirandar

A feira Cirandar será composta por poetas que estarão à disposição do público para venda de livros, autógrafos e ainda mais haverá recitais com microfone aberto. São quase 30 poetas em diversos estilos e não somente de Natal, mas de outras cidades do Rio Grande do Norte.

O evento, portanto, começará das 17 às 22 horas, uma vez que é o horário de funcionamento do restaurante.

Serviço:

Feira Literária Cirandar

Sábado, 19 de novembro de 2022

Das 17h às 22h

Espaço Goodala

Rua Arabaiana, 3100, Ponta Negra.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus