Brechando/Cidades / Como era o Forte dos Reis Magos em 1971

Como era o Forte dos Reis Magos em 1971

Forte dos Reis Magos em 71 e 22

O Forte dos Reis Magos é uma edificação militar histórica localizada no bairro de Santos Reis e fica próximo da foz do Rio Potengi. O local recebe este nome porque sua construção se deu no dia 06 de janeiro de 1598, dia de Reis no calendário católico, e surgiu um ano antes da fundação da…

Compartilhe:

O Forte dos Reis Magos é uma edificação militar histórica localizada no bairro de Santos Reis e fica próximo da foz do Rio Potengi. O local recebe este nome porque sua construção se deu no dia 06 de janeiro de 1598, dia de Reis no calendário católico, e surgiu um ano antes da fundação da cidade do Natal. Aconteceu diversos acontecimentos histórico. Um deles foi a invasão Holandesa na capitania Rio Grande, onde Natal por um tempo passou a se chamar de Nova Amsterdã.

Atualmente é administrada pela Fundação José Augusto, fundação do Governo do Rio Grande do Norte. Porém, encontra-se fechado para reforma, que acontece há algum bom tempo. Recentemente, ele abriu novamente as suas portas e está aberto a visitação normalmente, após ficar mais de cinco anos fechado.

Recentemente, o Brechando achou um vídeo de 50 anos atrás que mostra como era o Forte dos Reis Magos. As imagens são do Arquivo Nacional e por 1 minuto mostra como era a dependência do prédio histórico, no qual a sua função inicial era proteger o então território português de invasores. Hoje, ele é um museu.

No vídeo em questão conta um pouco da história do monumento. As filmagens são de Carlos Tourinho.

Dê o play, portanto, a seguir:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus