O Instituto de Química da UFRN desenvolveu a implementação de uma fórmula que auxilia no tratamento de canal dentário. Primeiramente, eles utilizam o Hipoclorito de Sódio, produto já comum para irrigante dentário, e misturou com Lauril éter sulfato de sódio. Essa junção se transforma no gel para limpar os dentes e serve como antisséptico. Essa invenção sob autoria de Fabio Dametto e Alcides Wanderley. Além disso, eles contaram com a participação da aluna Cristiane Lorena, do curso de Odontologia.
O Hipoclorito de Sódio é a mesma utilizada na produção de água sanitária. Ambas têm em comum é o potencial de ação bactericida. Seu uso possibilita adquirir um produto de valor de mercado mais baixo garantindo a biossegurança ao paciente, uma vez que pode causar lesões na gengiva.
Objetivo do projeto dos pesquisadores do RN
A ideia do projeto é o desenvolvimento de uma formulação em gel para o hipoclorito que permita o maior controle dessa substância durante a irrigação dos condutos, sem perder as características que o tornam um agente de limpeza e descontaminação tão eficiente e, principalmente, a diminuição dos riscos ao paciente.
Sobre os ensaios da pesquisa, os professores responsáveis relataram detalhes do estudo para o canal da UFRN. Segundo eles, foram realizados testes de conferência para garantir se a formulação gel não perdeu as prioridades de matar as bactérias. “Os testes biológicos comprovaram a permanência do potencial bactericida”, reforçaram.
Além disso, foram feitas análises de pH (que indica se a solução é ácida, neutra ou básica), tensão superficial, molhabilidade, viscosidade, espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier e FT-IR (técnica usada para obter um espectro infravermelho de absorção ou emissão de um sólido, líquido ou gás), cuja finalidade é verificar se a formulação do gel produz alguma reação química entre os componentes ou se ocorre apenas a solubilidade entre os constituintes, potencial bactericida e dissolução do tecido orgânico.
Por que escolheram o produto Lauril éter sulfato de sódio para fazer o gel de Hipoclorito de Sódio
A escolha foi bastante criteriosa, apesar dele ser bem comum no meio químico e totalmente seguro. Juntos, descobriram que o Lauril éter sulfato de sódio aumenta a viscosidade e, além disso, baixa a tensão superficial que é bem importante para que a substância escoe sobre a superfície da dentina. Como resultado, o produto se espalha por todo o dente, importante atingir toda a área e matar as bactérias.
Ao todo, foram seis meses entre testes e pesquisas para chegar a formulação correta. Assinam também o estudo os alunos Mariana Rodrigues e Dennys Correia. Tudo isso se transformou em um artigo científico. Por isso, a leitura do artigo na íntegra.
Deixe um comentário