Brechando/Curiosidades / Empresa potiguar desenvolve organismo para combater resíduos tóxicos

Empresa potiguar desenvolve organismo para combater resíduos tóxicos

Empresa potiguar

A BioInova é um órgão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que ajuda primeiramente a incubar startups voltadas para as ciências biológicas. Recente, uma das startups do local ganhou um concurso que desenvolve soluções sustentáveis na área química. A empresa em questão é a MicroCiclo Biotecnologia, que fornece soluções que impactam o…

Compartilhe:

A BioInova é um órgão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que ajuda primeiramente a incubar startups voltadas para as ciências biológicas. Recente, uma das startups do local ganhou um concurso que desenvolve soluções sustentáveis na área química. A empresa em questão é a MicroCiclo Biotecnologia, que fornece soluções que impactam o uso de produtos químicos em indústrias.

Startup é um termo em inglês para se referir a empresas que propõe o desenvolvimento de uma nova tecnologia que futuramente será importante para sociedade.

O concurso em questão é OpenLabs Brazil Ideas Contest, no qual os responsáveis pela empresa realizou uma apresentação de cinco minutos ao vivo sobre a inovação da empresa, como parte da Websérie Pesquisa e Inovação. Como resultado, a MicroCiclo terá acesso a um suporte de consultoria com especialistas, estrutura de laboratório e auxílio financeiro para o desenvolvimento da solução.

Dentre os auxílios, a empresa assinou um contrato com o SENAI, com acesso ao laboratório para realizar pesquisas e experimentos.

Sobre a empresa potiguar

A MicroCiclo tem um grupo de pesquisadoras vinculado ao Centro de Biociências (CB/UFRN) e ao Laboratório de Biologia Molecular e Genômica.

O grupo enfatiza que a aproximação com os institutos apoiadores tem o significado de buscar novos mercados, pois essas entidades têm experiência em atender a grandes empresas. Além disso, a parceria possibilitará o lançamento do seu serviço ao mercado, por meio da interação com especialistas.

Explicando mais sobre a startup incubada na UFRN

A MicroCiclo tem como característica essencial apresentar uma solução para o acúmulo de resíduos tóxicos ou contaminações, classificados pela Norma Brasileira de Resíduos 1004 como perigosos, tais quais metais pesados e corantes, entre outros, que são gerados pela indústria. A empresa propõe, portanto, um serviço de tratamento de tóxicos, através do uso de organismos vivos, para degradar contaminantes tóxicos em formas menos tóxicas. Consequentemente, removendo os contaminantes.

Essa não é a primeira vez que a startup consegue relevo além das fronteiras regionais. Já em 2020, a incubada passou no edital Swissnex para o programa Academy-Industry Training, esteve na etapa final do Projeto Centelha e ainda mais foi finalista da Entrepreneurship Contest, em Buenos Aires. Já neste ano, a empresa recebeu a aprovação no edital de Recursos Humanos em Áreas Estratégicas Pesquisador na Empresa Incubada (RHAE), no CNPQ.

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus