30 anos de Papa João Paulo II em Natal, veja fotos de sua visita

30 anos de Papa João Paulo II em Natal, veja fotos de sua visita

Compartilhe:

Há três décadas, o Papa João Paulo II visitou pela segunda vez o Brasil. A visita aconteceu em várias cidades, sendo que uma delas é a capital do Rio Grande do Norte, no qual virou história e com certeza você já ouviu algum parente eventualmente contar o que estava fazendo quando o papa veio à Natal.

No final da matéria colocamos o áudio completo da missa celebrada pelo Santo Padre.

Inclusive, Natal foi a primeira cidade que o Papa visitou.

Neste período, vários curiosos queriam ver o Papa, apesar de que o sol de verão já dava os primeiros sinais. Como resultado, muitos aproveitaram para receber benção, batizar seus filhos e receber a primeira eucaristia. Sem contar que a imprensa estava atenta em cada passo do pontífice. Veja, a seguir, porquanto, o vídeo do Papa chegando no Augusto Severo:

Por que o Papa veio à Natal?

Natal sediou o 12º Congresso Eucarístico Nacional, no período de 6 a 13 de outubro, com o tema: “Eucaristia e Evangelização” e o lema: “A palavra se fez carne”. O encerramento do Congresso contou com a presença do Papa João Paulo II (hoje, São João Paulo II), em sua segunda visita ao Brasil.

O Congresso e a visita do Papa trouxeram para Natal milhares de pessoas, de todo o Brasil e de outros países. A abertura do evento aconteceu no dia 6 de outubro, com missa, presidida pelo então Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Eugênio de Araújo Sales, que era potiguar, por sinal. Na época construíram uma praça no Centro Administrativo que chamam até hoje de Papódromo.

Papa João Paulo II em Natal
Papódromo, espaço onde aconteceu a missa

O pontífice presidiu a Eucaristia, do Papódromo, onde várias crianças receberam a primeira comunhão. No mesmo local, no dia 13, às 9 horas, aconteceu o encerramento do Congresso, com missa, também presidida pelo Papa. Além da missa, ele ainda se reuniu com bispos e padres e deu a bênção da Capela do Santíssimo Sacramento, localizada no Centro Pastoral Pio X – subsolo da Catedral Metropolitana.

João Paulo II
Papa João Paulo II na Catedral de Natal
Foto do papa em visita à Catedral de Natal

Sobre o Papódromo

O prédio foi inaugurado em 1991, criou-se eventualmente a esperança de que o espaço fosse um local apropriado para apresentações artísticas e culturais direcionadas a grandes públicos. Sem contar que era uma das áreas nobres e mais valorizadas de Natal. Na época, em 1991, a obra custou 270 milhões de cruzeiros (moeda da época).

Além disso, depois do congresso, o local foi espaço para realização de alguns shows, como o da banda brasiliense Legião Urbana. O local, por muitos anos, ficou bastante abandonado. Depois, por conseguinte, virou sede do Restaurante Popular e recentemente a estrutura recebeu reforma, além de começar a receber os concertos da Orquestra Sinfônica do RN.

Antes que esqueça, a vinda do Papa em Natal resultou em um selo do Correios de comemoração. Veja a seguir:

Igreja Católica vai comemorar os 30 anos em Natal

João Paulo II
Papa João Paulo plantando o pau-brasil na casa que ficou hospedado em Ponta Negra

A comemoração será realizada nesta quarta-feira (13), com duas atividades: uma exposição e uma Missa em Ação de Graças, na Catedral Metropolitana. A exposição “Memórias do 12º Congresso Eucarístico Nacional”, com brindes, vídeos e ainda mais haverá fotografias do Congresso e objetos do São João Paulo II, terá lugar no Centro Administrativo e também na Pastoral Pio X (subsolo da Catedral), aberta à visitação do público, no horário das 9h às 17 horas. A abertura, às 9 horas, será feita pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha.

João Paulo II
Papa no Papódramo

A Missa em Ação de Graças acontecerá às 19 horas, na Catedral Metropolitana, presidida por Dom Jaime, concelebrada por sacerdotes da Arquidiocese. Para a celebração, também são convidadas pessoas que trabalharam na realização do Congresso Eucarístico. Ainda mais haverá a abertura da fase diocesana do Sínodo dos Bispos 2023, convocado pelo Papa Francisco.

No dia seguinte, 14 de outubro, nas paróquias, será realizada a Hora Santa Eucarística.

Missa de Papa João Paulo II em Natal está disponível em áudio

O usuário Luiz Antônio Coutinho colocou no Youtube a missa completa que aconteceu em Natal, no qual realizou toda em português. Escute, portanto, a seguir.

Parte 1

Parte 2

Vídeo 3

Final da Missa

Além disso, as músicas da missa foram gravadas em um disco compacto. Você também pode ouvir, portanto, a seguir:

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...