pesquisa UFRN Star Trek

Tempo de leitura: 2 minutos

Star Trek é uma franquia de entretenimento de Gene Roddenberry, que retrata primeiramente o espaço a partir de humanos. As histórias de Star Trek normalmente mostram as aventuras de humanos e alienígenas que servem a Frota Estelar, uma armada pacífica que serve a Federação Unida dos Planetas.

Os personagens são essencialmente altruístas, cujos ideais são aplicados nos dilemas apresentados na série. Os conflitos apresentados em Star Trek, às vezes, representam uma alegoria para conflitos contemporâneos.

Uma pessoa altruísta, para quem não sabe, é aquele que não é egoísta e visa o bem-estar do próximo, não tendo em consideração interesses particulares. Durante toda série, os protagonistas tentam criar paz entre os séries intergalácticos. 

Por isso, em 2016, o estudante Rafael Leite, na sua pós-graduação de Artes Cênicas, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realizou uma pesquisa, portanto, sobre os personagens da franquia, no qual resultou em séries e filmes.

Como surgiu a pesquisa

A intenção do pesquisador era analisar a ideia do que seria alienígena, visto que muitas vezes a indústria cultural retrata de uma reforma grotesca.

Por isso, ele analisou a série dos anos 60, a mais famosa pelo público e é referência até hoje no universo nerd. Além disso, ele se inspirou na peça “Trek In The Park”, no qual as pessoas atuavam nos parques sob forte influência de Star Trek. Em ambos objetos de estudo, os alienígenas eram vistos de forma diferente.

Por que pesquisa na UFRN de Star Trek?

Na introdução da pesquisa, Rafael Leite comentou que sempre usou a cultura pop nas suas pesquisas acadêmicas. Quando formou em Geografia, o Beatles esteve em sua monografia. Em Comunicação Social, analisou a relação do corpo de Robocop com o pós-modernismo. Assim, não seria diferente na pós-graduação.

A intenção era mostrar o porquê de mostrar aquela imagem de alienígenas com características humanas. Aqui alguns exemplos de alienígenas:

Na série, portanto, o corpo passa a representar outros sentidos, não mais os de medo ou violência. Mostravam as relações humanas utilizando o universo como cenário, mas poderia acontecer em qualquer lugar. 

O que ele analisou na pesquisa da UFRN sobre Star Trek

Utilizando o Star Trek, ele analisou a evolução da imagem de um alienígena ao longo da cultura pop, sendo que a série foi um dos primeiros lugares a retratar este ser como humano, racional, com personalidade e sem ser uma figura grotesca de pouca fala.  

Sem contar que nem sempre os alienígenas eram vilões, uma vez que nave dos protagonistas tinham híbridos de humanos com extraterrestres. Um dos exemplos que podemos citar é o Spock.

Ele está na nave estelar como oficial. O personagem não apresenta fortes emoções e bastante racional, trazendo forte influência da literatura Realista, que é o momento do século 18, no qual retrata os personagens mais racionais.

A ideia é utilizar o espaço para discutir os tema que estavam em conflito nos anos 60, período que os Estados Unidos teve diversos conflitos ideológicos. Lembrar que estávamos numa Guerra Fria, EUA x URSS, onde qualquer erro podia virar uma Guerra Nuclear. 

Onde procurar a pesquisa para ler. Spoiler: Tem na internet!

A pesquisa é interessante, uma vez que analisa sobre a evolução do retrato de seres fora do Planeta na literatura fantástica até chegar na série dos anos 60.  Para quem gosta de teatro, comunicação e cultura nerd é um prato cheio. Você pode ver a pesquisa, clicando, portanto, neste link.


Post Anterior | Próximo post

Deixe uma resposta

Você ainda não leu a revista do Brechando? Clique no link a seguir e leia um conteúdo exclusivo.

Ei, você sabia que a Revista Brechando nº 2 está disponível na Amazon? Independente se você mora em Natal ou não, você vai ter acesso a sua revista.

 

Sobre a autora

Jornalista formada pela UFRN, criou o blog em 2015 e não esperava que fosse fazer altas brechadas sobre Natal-RN e outras cidades que visitou. Gosta de trabalhar com a internet, mídias sociais, fotografar e escrever. Clique aqui para saber mais sobre mim.

Desenho: @umsamurai

Brechando Vlog

Arquivos

Calendário

agosto 2021
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Categorias