Brechando/Cidades / Quem foi o primeiro sepultado no Cemitério do Alecrim?

Quem foi o primeiro sepultado no Cemitério do Alecrim?

Cemitério do Alecrim

Se conhece o Brechando pelo fato de lembrar do pioneirismo dos acontecimentos de Natal e histórias que ninguém lembra. No entanto, nós gostamos de compartilhar as descobertas de outras pessoas, uma vez que constaram a primeira pessoa que foi enterrada no tradicional Cemitério do Alecrim. O local é um ponto de referência para o bairro…

Compartilhe:

Se conhece o Brechando pelo fato de lembrar do pioneirismo dos acontecimentos de Natal e histórias que ninguém lembra. No entanto, nós gostamos de compartilhar as descobertas de outras pessoas, uma vez que constaram a primeira pessoa que foi enterrada no tradicional Cemitério do Alecrim.

O local é um ponto de referência para o bairro da zona Oeste e o maior centro comercial da cidade. Sem contar que lá várias personalidades têm as suas lápides, como a Auta de Souza.

Afinal, quem foi o primeiro sepultado de Cemitério do Alecrim?

Primeiramente, esta descoberta não foi feita por mim, mas o jornalista Adriano Medeiros, que tem um grupo chamado Fatos e Fotos de Natal Antigas. Além disso, ele também brecha as cidades por todos os ângulos e analisando livros e documentos históricos ele chegou em uma conclusão.

O primeiro sepultado foi Manoel de Mello Pita., no dia 5 de maio de 1856. O detalhe era que o Cemitério não tinha 30 dias de inauguração quando houve o primeiro sepultamento, uma vez que inaugurou em 11 de abril do mesmo ano.

Além disso, não demorou para que outros corpos surgissem no recém-inaugurado Cemitério do Alecrim, visto que Natal estava passando por um surto de cólera e a quantidade de corpos fez com que os governantes criassem um cemitério.

Como eram os funerais antigamente?

Pelo fato de não haver o cemitério, enterravam os corpos das pessoas no interior da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, também recebe o nome de antiga Catedral. Além disso, a inauguração do Cemitério do Alecrim não impediu que as famílias mais ricas sepultassem corpos na antiga igreja. O fim do sepultamento no templo somente aconteceu em 1860.

A elite, no entanto, só começou a querer enterrar seus entes queridos quando construíram uma capela no interior do cemitério do Alecrim.

O Brechando já falou sobre o espaço

Em um dos episódios iniciais do Brechando Vlog, a gente falou sobre a história do Cemitério do Alecrim. Para saber um pouco mais desta história, clique neste link.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus