Brechando/Cidades / Essa é a Avenida Prudente de Morais em obra

Essa é a Avenida Prudente de Morais em obra

Avenida Prudente de Morais

A avenida Prudente de Morais é uma das vias principais da cidade. Ao longo do tempo passou por algumas estruturações. A via surgiu juntamente com a criação dos bairros de Tirol e Petrópolis, zona Leste de Natal, quando as pessoas migraram da Cidade Alta e Ribeira para as novas casas, eram sinal de novidade. A…

Compartilhe:

A avenida Prudente de Morais é uma das vias principais da cidade. Ao longo do tempo passou por algumas estruturações. A via surgiu juntamente com a criação dos bairros de Tirol e Petrópolis, zona Leste de Natal, quando as pessoas migraram da Cidade Alta e Ribeira para as novas casas, eram sinal de novidade. A foto acima, postada pelo jornalista Adriano Medeiros no grupo Fatos e fotos de Natal Antiga.

As primeiras menções na avenida foi na década de 30, quando os jornais anunciavam a venda de casas na região. Portanto, uma área totalmente residencial. O nome primeiramente é uma homenagem ao presidente da República, uma vez que representava a ascensão da oligarquia cafeicultora e dos políticos civis ao poder nacional. Prudente ficou entre 1894 e 1898 e foi sucedido por Campos Sales. Na década de 50, o fim da Prudente de Morais era a altura da Cidade da Criança, onde hoje é o Senai.

O Senai era considerado o fim da Prudente de Morais

Na década de 30, o local era cheio de estrada de terra e com calçadas irregulares, uma vez que o local estava começando a urbanizar aos poucos. A primeira grande obra aconteceu na década de 50, quando o prefeito Claudionor de Andrade realizou um grande serviço de saneamento básico, no qual construiu enormes galerias para levar o esgoto dos moradores e o saneamento foi até a Lagoa Manoel Felipe. O assunto esteve nos jornais da capital potiguar.

 

A obra de saneamento só começou no ano de 1951. Após o saneamento básico, a Prudente de Morais se despediu das estradas de terra e a Prefeitura começou a ser pavimentada não só a avenida, mas também as ruas laterais.

Avenida Avenida começou a ficar enorme a partir da década de 70

Por causa disso, a avenida começou a crescer, principalmente com a criação de Lagoa Seca. Uma outra estruturação da Prudente de Morais aconteceu na década de 70, quando houve o primeiro prolongamento. Saindo da altura da Cidade da Criança até o Estádio Machadão, cuja obra aconteceu nos anos 70.  Posteriormente, a avenida foi estendida até Candelária, na época que o conjunto habitacional foi construído. Assim, surgiu a foto acima do título. Para saber mais sobre esta época, veja os trechos de jornais, portanto, a seguir:

Jornal comenta as dificuldade de criar uma via para entrada de Candelária
A pavimentação da Prudente de Morais só aconteceu completamente na década de 70
Nota do Diário de Natal em 1971 sobre a Prudente de Morais
Obra da urbanização custou 100 mil cruzeiros

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus