Brechando/Artistas Potiguares / Márcio Benjamin: Tem escritor potiguar nos Estados Unidos

Márcio Benjamin: Tem escritor potiguar nos Estados Unidos

O escritor potiguar Márcio Benjamin vai participar da 7ª edição da Primavera Literária Brasileira, criada na cidade francesa de Sorbonne, graças ao professor Leonardo Tonus e que nos últimos anos vem se espalhando pelo mundo. Mas, neste ano, vai acontecer nos Estados Unidos. Entre fevereiro a junho, ela vai levar escritores brasileiros e de outras…

Compartilhe:

O escritor potiguar Márcio Benjamin vai participar da 7ª edição da Primavera Literária Brasileira, criada na cidade francesa de Sorbonne, graças ao professor Leonardo Tonus e que nos últimos anos vem se espalhando pelo mundo. Mas, neste ano, vai acontecer nos Estados Unidos.

Entre fevereiro a junho, ela vai levar escritores brasileiros e de outras nacionalidades, mas sobretudo brasileiros, para encontros em universidades e escolas primárias e secundárias da França, Bélgica, Alemanha, Itália, Portugal e dos Estados Unidos. Eventos também serão organizados no Brasil.

O escritor potiguar vai para as terras americanas em abril. O primeiro passo será na Universidade de Columbia, em Nova York, no dia 1º de abril. Já entre os dias 02 e 03 de abril estará na Universidade de Brown, na cidade de Providence.

“Na oportunidade estarei falando sobre o terror nacional e lançando os livros ‘Agouro’ e em especial a versão em inglês do ‘Maldito Sertão’”, disse o escritor ao Brechando, que já está contando os dias para pisa na terra do Tio Sam e está com visto nas mãos.

O objetivo é fomentar a descoberta e a leitura da literatura brasileira. Haverá mesas-redondas, ateliês de escrita criativa, de contação de histórias e de ilustração.

A Printemps Littéraire Brésilien começa dia 17 de fevereiro, na Universidade de Indiana e terá como tema Brasil: (im)possíveis diálogos.

Além de Benjamin, participarão cerca de 70 nomes na lista, como o juiz João Marco Buch, idealizador de projeto de remição de pena pela leitura, Márcia Tiburi, Martha Batalha, Nathalia Borges Polesso e Wagner Schwartz. A literatura jovem é uma das apostas, explica Tonus – e entre os convidados estão Wallace Andrade, Maira Garcia e Daniela Kopsch.

A Primavera é independente e não conta com o apoio do Governo.

Sobre Márcio Benjamin

Márcio Benjamin Costa Ribeiro é um natalense, que trabalha como advogado, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e costuma apresentar-se como um escravo das letras. Desde os treze anos é metido com lápis e papéis, tentando mostrar aos outros um pouco do que se passa em sua cabeça. Participante usual de antologias de terror (Noctâmbulos, Caminhos do Medo, pela Editora Andross, Narrativas do medo 1 e 2, pelas editoras Autografia e Copa Books), também já fez muita gente rir com suas peças de teatro (Hippie-Drive, Flores de Plástico, Ultraje).

“Maldito Sertão” foi o seu primeiro livro, de contos. Lançado em 2012 pela Editora Jovens Escribas, foi considerado um dos melhores de 2012 e 2013 pelo Troféu Cultura Potiguar, foi quadrinizado pelo coletivo Quadro 9, e reza a lenda que conhecerá a tela grande do cinema. Em 2015 foi lançada a segunda edição com mais contos. Em 2016, lançou seu primeiro romance, “Fome”.

Em 2019, ele lançou o “Agouro”.

Comentários

Uma resposta para “Márcio Benjamin: Tem escritor potiguar nos Estados Unidos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus