Brechando/Cidades / Um post para ajudar a ter nome social em Natal e no RN

Um post para ajudar a ter nome social em Natal e no RN

Nome Social

Muitas pessoas trans se sentem constrangidas ao apresentar seu “nome” em filas de médicos e outros serviços que exigem atendimento. Para evitar constragimentos e problemas futuros, as pessoas estão cada vez mais inserido ao nome social, que é o prenome que a pessoa se identifica e deseja ser chamada pelas pessoas. Mas, como faz para…

Compartilhe:

Muitas pessoas trans se sentem constrangidas ao apresentar seu “nome” em filas de médicos e outros serviços que exigem atendimento. Para evitar constragimentos e problemas futuros, as pessoas estão cada vez mais inserido ao nome social, que é o prenome que a pessoa se identifica e deseja ser chamada pelas pessoas. Mas, como faz para que esse nome seja oficializado ? O Brechando  vai te dar algumas dicas para trans que moram no estado e querem uma identificação para chamar de sua.

O que é um nome social ?

Nome social é o nome pelo qual pessoas transexuais, travestis ou qualquer outro gênero preferem ser chamadas cotidianamente, em contraste com o nome oficialmente registrado, que não reflete sua identidade de gênero. A identidade do nome social é vinculada com a identidade civil original.

Desde quando isso acontece?

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, em março de 2018, que a alteração não precisa de autorização judicial, laudo médico ou comprovação de cirurgia de redesignação sexual. Na decisão, a maioria dos ministros invocou o princípio da dignidade humana para assegurar o direito à adequação das informações de identificação civil à identidade autopercebida pelas pessoas trans.

O que pode ser alterado?

Conforme a regulamentação do STF, podem ser alterados o prenome, agnomes indicativos de gênero (filho, júnior, neto e etc.) e o gênero em certidões de nascimento e de casamento (com a autorização do cônjuge).

Como faz para mudar de nome?

A partir de agora, pessoas maiores de idade, ou seja, acima dos 18 anos, poderão solicitar a mudança para o nome social em qualquer cartório do país. Para isso, é necessário apresentar documentos de identidade, comprovante de endereço, certidões da justiça eleitoral, entre outras. O procedimento será feito com base na autonomia do requente, que deverá declarar sua vontade ao registrador, independente de autorização judicial prévia ou comprovação de cirurgia. Inclusive, é preciso declarar a inexistência de um processo judicial em andamento com o objetivo de alterar o nome ou o sexo do documento.

Assim, você consegue mudar o seu nome na certidão de nascimento.

Quais são os documentos necessários ?

Certidão de nascimento atualizada;
Certidão de casamento atualizada, se for o caso;
Cópia do RG
Cópia do CPF
Cópia do título de eleitor;
Comprovante de endereço;

Certidões:

Certidão do distribuidor cível (estadual/federal);
Certidão do distribuidor criminal (estadual/federal);
Certidão de execução criminal (estadual/federal);
Certidão dos tabelionatos de protestos;
Certidão da Justiça Eleitoral
Certidão da Justiça do Trabalho

Certidão da Justiça Militar, se for o caso.

O cartório pode exigir laudo ou comprovação de cirurgia?

Laudo médico e parecer psicológico são documentos opcionais, que podem ou não ser apresentados, a critério do requerente. Se o cartório exigir qualquer um deles, pode ser denunciado, pois está descumprindo as normas.

E o Rio Grande do Norte ?

Em 28 de maio de 2018, a corregedoria geral de justiça do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) assinou o provimento 175/2018, que autoriza aos transexuais a alterarem seu nome e gênero diretamente no registro civil, independente de processo judicial. Com a medida, a Justiça estadual se tornou a sexta no país a regulamentar o procedimento para mudança do nome em cartório.

No início deste ano, a Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte publicou no Diário Oficial do Estado que alunos travestis e transexuais podem solicitar o uso do nome social nas suas instituições de ensino.

Sabia que o RN faz carteira de identidade social ?

Desde 2018, o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) faz o serviço de nome social na carteira identidade. É preciso, antes, apenas agendar a ida no site da Central do Cidadão. Para a mudança é necessário levar, além da identidade original:

  • Certidão de nascimento ou casamento original
  • 2 fotos 3×4 (com fundo branco e recente)
  • Comprovante de Residência
  • CPF (opcional) e PIS (opcional)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus