Brechando/Cidades / Alguém pintou de branco o mural da fábrica da Sam’s

Alguém pintou de branco o mural da fábrica da Sam’s

O enorme mural que ficava na fachada da antiga fábrica da Sam’s não existe mais. O Brechando andou na madrugada deste domingo (8) pela avenida Senador Salgado Filho e constatou que a antiga indústria foi pintada totalmente de branco e que o painel cheio de frutas e folhas que coloria o prédio por mais de 40…

Compartilhe:

O enorme mural que ficava na fachada da antiga fábrica da Sam’s não existe mais. O Brechando andou na madrugada deste domingo (8) pela avenida Senador Salgado Filho e constatou que a antiga indústria foi pintada totalmente de branco e que o painel cheio de frutas e folhas que coloria o prédio por mais de 40 anos também se transformou em uma parede monocromática. A foto acima do título mostra o antes e depois, mas também fizemos um pequeno vídeo mostrando o estrago.  Veja a seguir:

O mural foi pintado por Aécio Emerenciano, que tem trabalhos expostos em Salvador (BA), Campo Grande (MS) e em Niterói (RJ). Além da fábrica, ele também tinha uma obra no painel do antigo Aeroporto Augusto Severo, o trabalho demorou oito meses para ficar pronto. Também tem artes no Parque das Dunas, Governadoria e Assembleia Legislativa.

Em 2012, o painel da fábrica foi recuperado por alunos da Escola Estadual Stella Wanderley, localizado no bairro de Neópolis. O resultado fez parte da programação do evento de Casa Cor no Rio Grande do Norte.

A fábrica da Sam’s foi inaugurada em 1968, quando a indústria duplicou a sua produção e mudou do bairro da Ribeira para um local maior. Alguns moradores mais antigos diziam que o cheiro de doces e de outras guloseimas era bastante forte. Fazendo com que muitos natalenses ficassem salivando pelos pirulitos, balas e chicletes que eram produzidos.

Naquela região era bastante comum ter indústrias, pois ficava numa área bastante isolada da cidade.

Fábrica na década de 60
Fábrica na década de 60

 

A área tem mais de 14 mil metros quadrados e a transferência da fábrica fez com que a companhia virasse uma sociedade anônima.  A história da Simas Industrial de Alimentos começou em 1946. Quando os irmãos Orlando Gadelha Simas e José Gadelha Simas compraram a fábrica de balas São João, em Natal, fizeram algumas adaptações e iniciaram a produção artesanal de balas e caramelos.  Orlando faleceu aos 91 anos de idade, no dia 7 de outubro de 2007.  Na década de 1950 a indústria passou a ser mecanizada, o que permitiu a produção em larga escala e o crescimento da empresa.

Com a expansão de Natal e o local nas redondezas se transformasse em área residencial, levantando diversos questionamentos sobre a poluição, a fábrica teve que ser transferida para o Distrito de Macaíba em 2002, onde funciona até hoje. O espaço é o dobro da unidade fabril na capital potiguar.

Mesmo com a fábrica fechada, a loja que vendia os produtos funcionou durante muito tempo até ser fechada completamente em meados dos anos 2000.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus