Brechando/Cidades / O Rio Grande do Norte é do tamanho de qual país?

O Rio Grande do Norte é do tamanho de qual país?

O Brasil tem mais de oito milhôes de quilômetros quadrados. Ou seja, o país é gigante, o quinto maior país do mundo perdendo apenas para a China (9.597.000 km²), Canadá (9.985.000 km²), Rússia (17,1 km²) e Estados Unidos (9,834 km²). A ampla área territorial do Brasil faz com que o país seja considerado “de dimensões continentais”, sendo…

Compartilhe:

O Brasil tem mais de oito milhôes de quilômetros quadrados. Ou seja, o país é gigante, o quinto maior país do mundo perdendo apenas para a China (9.597.000 km²), Canadá (9.985.000 km²), Rússia (17,1 km²) e Estados Unidos (9,834 km²).

A ampla área territorial do Brasil faz com que o país seja considerado “de dimensões continentais”, sendo quase do mesmo tamanho da Oceania (8.525.989 km²) e um pouco menor do que toda a Europa (10.180.000 km²). Além do mais, ao contrário dos grandes países existentes, o Brasil não possui uma grande parte do seu território composta por áreas inóspitas, onde o povoamento é impossível ou muito difícil de ser realizado.

Por isso quando aquele argumento bem senso comum diz que o “Brasil é composto por vários Brasis” pode ter certeza que é verdade. Você sabia que alguns estados brasileiros são maiores que muitos países da Europa? Inclusive o Rio Grande do Norte.

Em novembro de 2017, o site Brazil Report divulgou um mapa fazendo comparativo da extensão territorial de cada estado brasileiro com algum país. O RN tem o tamanho da Bósnia-Hezergovina. Veja o mapa completo a seguir:

Nenhuma descrição de foto disponível.

Bósnia é um país que surgiu após a dissolução a Iugoslávia. Antes da guerra civil, mais de um quinto da população que habitava a Bósnia e Herzegovina se compunha de fazendeiros responsáveis pelo cultivo de frutas cítricas e legumes. A república independente possuía grandes reservas minerais onde eram extraídos bauxita, cobre, ferro, aço, linhito, madeira e zinco. As indústrias de maior importância foram as que fabricavam ferro, aço, couro, alimentos e têxteis, sendo destruídas mais tarde em virtude dos conflitos da guerra civil. Os principais grupos étnicos que habitam a Bósnia e Herzegovina são majoritariamente bósnios, sérvios e croatas. A maioria dos habitantes que vivem no país são falantes do servo-croata e adotantes do alfabeto cirílico. Metade da população segue o cristianismo (35 por cento segue a Igreja Ortodoxa Sérvia e 15 por cento segue o catolicismo) e 46 por cento é muçulmana.

Na área territorial por sua vez, tem 51 197 km² e o RN tem 52.797 km². Um outro país do tamanho do RN é Costa Rica, com 51 100 quilômetros quadrados.

A história do país, por sua vez, surgiu há dois mil anos quando os ilírios foram os primeiros habitantes da atual Bósnia e Herzegovina. Depois do ano 100, diversos povos passaram a dominar a região; governantes do Império Romano, do Império Bizantino, do Reino da Croácia, do Reino da Hungria e do Reino da Sérvia foram ali estabelecidos. Os turcos otomanos foram os governantes da atual Bósnia e Herzegovina entre a segunda metade do século XV e o ano de 1878.

O Império Austro-Húngaro dominou a região em 1878. Em 1914, um estudante nascido no Reino da Sérvia, Gavrilo Princip, assassinou o arquiduque da Áustria Francisco Ferdinando em Sarajevo, na Bósnia recém anexada ao Império Austro-Húngaro. Esse foi o estopim da Primeira Guerra Mundial. Com o término da Primeira Guerra Mundial, o Reino da Jugoslávia anexou a Bósnia e Herzegovina em 1918.

Na época em que eclodiu a Segunda Guerra Mundial, os soldados da Bósnia e Herzegovina entraram na luta contra o Eixo (formado por Itália, Alemanha e Japão), que foram responsáveis pela ocupação da terra dos bósnios. A Bósnia e Herzegovina tornou-se independente em 1992. Depois de ser proclamada a independência do país, eclodiu uma guerra civil, contra a Sérvia, resultando num genocídio que causou a morte de 200 mil pessoas.

A maior cidade é a capital do país, Sarajevo, que tem mais de 400 mil habitantes, metade da população de Natal. Já a segunda cidade Banja Luka tem em torno de 250 mil habitantes, quase a mesma quantidade de Mossoró, o segundo maior município do RN.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus