Brechando/Cinema / Cinemas antigos de Mossoró

Cinemas antigos de Mossoró

Assim como a capital do estado, Mossoró também teve vários cinemas no centro, onde várias pessoas puderam assistir os mais diversos filmes, nos quais os primeiros rolos chegavam de navio em Fortaleza e Aracati, cidades cearenses. Porém, o último cinema de rua fechou as portas há 10 anos e agora o mossoroense tem que ir…

Compartilhe:

Assim como a capital do estado, Mossoró também teve vários cinemas no centro, onde várias pessoas puderam assistir os mais diversos filmes, nos quais os primeiros rolos chegavam de navio em Fortaleza e Aracati, cidades cearenses. Porém, o último cinema de rua fechou as portas há 10 anos e agora o mossoroense tem que ir ao shopping para poder apreciar a sétima arte. Mesmo assim, o Brechando resolveu lembrar alguns dos cines que existiam na cidade.

Confira os cinemas antigos de Mossoró a seguir:

Cine Pax

O Cine Rio Grande está para Natal, como o Pax em Mossoró. Foi o maior cinema de rua da segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. Foi inaugurado em 1943, a partir de uma ação de empresário e da Prefeitura, que assistiram “Formosa Bandida”, do diretor Walter Soctt. O cine foi projetado pelo arquiteto francês George Lumier, o mesmo da Catedral de Fortaleza.  A estrutura permitiu que várias atrações e artistas famosos viessem a se apresentar em seu palco, nas décadas 50 e 60, como Roberto Carlos, Maria Della Costa, Procópio Ferreira, Renato Viana e Nelson Gonçalves.
Ao longo dos seus 59 anos de existência, o Cine Pax exibiu grandes filmes, com destaque para “O Ébrio”, um filme nacional com o tenor Vicente Celestino, “Os Dez Mandamentos”, “Dio come ti amo” e mais recentemente “Titanic”.
Um fato curioso é que nos áureos tempos do cinema em Mossoró, quando a cidade contava com várias salas de exibição, os filmes não tinham data prevista para a chegada, já que eram transportados de barcos, vindo por Fortaleza e Aracati, ocorrendo, às vezes, contratempos. Quando os mesmos chegavam, os donos soltavam foguetões para avisar à sociedade que naquela noite haveria exibição.
Foi o último cinema de rua da cidade a fechar as suas portas, no final de 2007 fechou suas portas, onde hoje funciona uma das lojas da Marisa (foto acima do título).

Cine Cid

Resultado de imagem para cine cid mossoró

Na década de 60 foi inaugurado o Cine Cid, de um grupo liderado pelo político e empresário Dix-Huit Rosado. O cinema, com arquitetura mordenista, foi construído em cima do casarão, onde a família de Dix-Huit cresceu. O primeiro filme apresentado foi “O Candelabro Italiano”.  Em 1996 o prédiose transformou em templo da Igreja Assembléia de Deus,  alugado pela Prefeitura Municipal de Mossoró, na administração da deputada Sandra Rosado. Hoje, ele se transformou no Teatro Municipal Lauro Monte Filho, que voltou a abir as portas apenas no final de 2018.

Cine Caiçara

Resultado de imagem para cine cid mossoró

Localizado na Rua Alfredo Fernandes, onde também funcionava a Rádio Difusora de Mossoró e a Editora Comercial, foi fundado em 1955, apesar da sua popularidade ter sido na década de 60. O maior concorrente do Pax, cabia mais de 500 pessoas e importantes filmes passaram no local, além de ter revelados grandes artistas da região. Ou seja, era um espaço multicultural. O Cine Caiçara também foi palco de algumas manifestações políticas. Hoje, o espaço é um Centro Comercial. Era o mesmo proprietário do Cine Jandáia, que vamos falar a seguir.

Cine Jandáia

O Cine Jandáia pertencia ao empresário ao empresário Renato Costa, três anos depois da inauguração do Cine Caiçara, também de sua propriedade. O mesmo ficava na Avenida Alberto Maranhão e também tinha capacidade de receber mais de 500 pessoas. . O primeiro filme exibido foi “Dois Destinos se Encontram”, com Richard Widmark e Jane Greer. Hoje, o seu prédio se transformou em uma igreja evangélica.

Cine-Teatro Almeida Castro

Resultado de imagem para Cine-Teatro Almeida Castro mossoró

Foi o primeiro cinema da cidade, construído quatro anos antes do Polytheama, primeiro cinema de Natal.  No dia 12 de setembro de 1908, o Grande Hotel de Mossoró dividiu o seu espaço para o Cine-Teatro Almeida Castro, de propriedade da firma Freitas & Epaminondas. Hoje, nem o hotel e muito menos o cinema existem, transformando-se numa loja. Em 1912, uma outra unidade do Polytheama (era uma rede de cinemas tipo o Cinemark, Moviecom ou Cinépolis) chega no Rio Grande do Norte, sendo dessa vez na cidade mossoroense.

Comentários

Uma resposta para “Cinemas antigos de Mossoró”

  1. Almir

    Nessas informações sobre esses prédios de cinemas, ficaria excelente se tivéssemos os temas dos filmes (alguns tem) que os inauguraram, tema musical central, bilheteiros, porteiros, horários dos filmes. Fica a sugestão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus