Quando pensamos em Curitiba, pensamos em Polícia Federal e Operação Lava-Jato por conta das notícias sobre o casos de corrupção. Durante o mês de agosto, o duo goiano de ilustradores Bicicleta Sem Freio desenvolveu um mural de escala monumental no centro da capital paranaense.
A atividade faz parte do. projeto “Muchas Cores”, idealizado pelo Mucha Tinta, que desde 2007 trabalha com um coletivo de artistas para desenvolver projetos de artes visuais para o mercado cultural.
A produtora de arte urbana Mucha Tinta é idealizada pela designer Giusy De Luca, realizou a primeira edição do projeto “Mucha Cores”, no centro de Curitiba.
Mucha Tinta é uma produtora de arte que, desde 2007, trabalha com um coletivo de artistas para desenvolver projetos de artes visuais para o mercado cultural e de comunicação.
Os artistas convidados foram os renomados ilustradores do duo Bicicleta Sem Freio, formado pelos goianos Douglas Pereira e Renato Reno.
As principais características são o trabalho manual, o capricho tipográfico e o desenho de mulheres. Com influências que vão de Edward Mucha a James Jean, os garotos exploram com maestria as cores, as formas e as curvas dos mais variados tipos de garotas, sempre com uma dose de psicodelia e humor únicos. Boa parte de seus primeiros trabalhos foram cartazes para shows de rock e eventos culturais.
De certa maneira, essa atuação tem influência direta no surgimento da banda Black Drawing Chalks, que Douglas faz parte. A dupla assina murais em vários lugares do mundo, como Montreal e México, e tem importantes clientes internacionais, como Nike e UFC.
Logo após a conclusão do projeto “Mucha Cores”, em Curitiba, o Bicicleta Sem Freio se prepara para uma sequência de produções de obras públicas na Europa e nos Estados Unidos, em centros como Londres, Berlim, Miami, Las Vegas, Los Angeles, Hawaii e Nova Iorque.
O foco foi a criação e produção de um painel público permanente de quase 300 metros quadrados, desenvolvido diretamente sobre superfície arquitetônica localizada na Rua Marechal Deodoro 686 e consensualmente escolhida por seus respectivos autores e pela Fundação Cultural de Curitiba, procurando estimular a apreciação da comunidade e revitalizar a paisagem urbana.
Mas por que o Graffiti? A produtora Giusy De Luca alega que “dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que 96% dos brasileiros não frequentam museus e que 93% nunca foram a uma exposição de arte, por isso é tão importante levar a arte até as pessoas.”.
Além disso, o Bicicleta Sem Freio deu uma palestra gratuita no Hotel Centro Europeu, com mediação da designer e ilustradora Cristina Pagnoncelli, e entrega de cartazes serigrafados.
O Mucha Cores com Bicicleta Sem Freio tem produção de Bernardo Bravo Soares, é incentivado pela fintech curitibana EBANX, pela Fundação Cultural de Curitiba e pela Prefeitura de Curitiba. Os apoiadores são Centro Europeu, Fitto, Solaris, Tintas Verginia, e Vila Urbana.
Sou Lara Paiva, tenho 31 anos e trabalho como jornalista e publicitária, ambas formações foram na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente, trabalho com publicidade e assessoria de imprensa, além de fazer mestrado.
Brechando é um blog desenvolvido desde o ano de 2015, onde conta histórias e curiosidades do Rio Grande do Norte por meio do jornalismo gonzo, além de um texto com característica única.
Arquivo
Manage Consent
To provide the best experiences, we use technologies like cookies to store and/or access device information. Consenting to these technologies will allow us to process data such as browsing behavior or unique IDs on this site. Not consenting or withdrawing consent, may adversely affect certain features and functions.
Functional
Sempre ativo
The technical storage or access is strictly necessary for the legitimate purpose of enabling the use of a specific service explicitly requested by the subscriber or user, or for the sole purpose of carrying out the transmission of a communication over an electronic communications network.
Preferences
The technical storage or access is necessary for the legitimate purpose of storing preferences that are not requested by the subscriber or user.
Statistics
The technical storage or access that is used exclusively for statistical purposes.The technical storage or access that is used exclusively for anonymous statistical purposes. Without a subpoena, voluntary compliance on the part of your Internet Service Provider, or additional records from a third party, information stored or retrieved for this purpose alone cannot usually be used to identify you.
Marketing
The technical storage or access is required to create user profiles to send advertising, or to track the user on a website or across several websites for similar marketing purposes.
Deixe um comentário