Brechando/Cidades / Um encontro de capoeiristas animará as ruas de Natal em novembro

Um encontro de capoeiristas animará as ruas de Natal em novembro

Para quem gosta de cultura, a capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas. No início…

Compartilhe:

Para quem gosta de cultura, a capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas. No início da República era considerado um crime e as pessoas que praticassem na rua iriam presas. Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Um capoeirista que ignora a musicalidade é considerado incompleto.

Considera-se que a capoeira tenha surgido em fins do século XVI no Quilombo dos Palmares, situado na então Capitania de Pernambuco, hoje estado do Alagoas. A Roda de Capoeira foi registrada como bem cultural pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPHAN) no ano de 2008, com base em inventário realizado nos estados da Bahia, de Pernambuco e do Rio de Janeiro. Mas, isso não quer dizer que não tenha no Rio Grande do Norte.

O Vadiando em Natal surgiu como um encontro entre amigos e adeptos da Capoeira Angola do estado do Rio Grande do Norte e capital no final de 2014. O evento tem como propósito a troca de informações, por meio de conversas e rodas de Angola, entre os grupos e interessados pela Capoeira Angola do RN, bem como a divulgação dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pelos mesmos.

Os encontros acontecem uma vez por mês, sempre na segunda sexta-feira de cada mês. No mês de novembro, o grupo vai fazer dois encontros pela capital potiguar.Estão divididos entre os dias 10 a 12 de novembro, com convidados o mestre Naldinho (Comunidade Capoeira Angola/PB), Arnoud (RN) e Marivan (PB).

Confira a programação a seguir:

Sexta 10/11

19h às 21h – Roda no Midway

Sábado 11/11

08h – 09h30: Oficina com C. Mestre Marivan
09h30 – 11h: Oficina com Mestre Naldinho
11h – 12h: Roda
12h – 13h: Almoço
13h – 14h30: Oficina com C. Mestre Marivan
14h30 – 16h30: Oficina com Mestre Naldinho
16h30 – 17h: Cortejo até o Reduto dos Angoleiros
17h – 18h: Intervalo
19h – 22h: Roda + Samba de Roda + Coco de Roda + Forró Pé de Serra

Domingo 12/11

08h – 12h: Manhã com atividades livres.

A festa é gratuita, mas você pode pagar 60 reais por uma camiseta neste link aqui.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus