Um encontro de capoeiristas animará as ruas de Natal em novembro

Um encontro de capoeiristas animará as ruas de Natal em novembro

Compartilhe:

Para quem gosta de cultura, a capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas. No início da República era considerado um crime e as pessoas que praticassem na rua iriam presas. Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Um capoeirista que ignora a musicalidade é considerado incompleto.

Considera-se que a capoeira tenha surgido em fins do século XVI no Quilombo dos Palmares, situado na então Capitania de Pernambuco, hoje estado do Alagoas. A Roda de Capoeira foi registrada como bem cultural pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPHAN) no ano de 2008, com base em inventário realizado nos estados da Bahia, de Pernambuco e do Rio de Janeiro. Mas, isso não quer dizer que não tenha no Rio Grande do Norte.

O Vadiando em Natal surgiu como um encontro entre amigos e adeptos da Capoeira Angola do estado do Rio Grande do Norte e capital no final de 2014. O evento tem como propósito a troca de informações, por meio de conversas e rodas de Angola, entre os grupos e interessados pela Capoeira Angola do RN, bem como a divulgação dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pelos mesmos.

Os encontros acontecem uma vez por mês, sempre na segunda sexta-feira de cada mês. No mês de novembro, o grupo vai fazer dois encontros pela capital potiguar.Estão divididos entre os dias 10 a 12 de novembro, com convidados o mestre Naldinho (Comunidade Capoeira Angola/PB), Arnoud (RN) e Marivan (PB).

Confira a programação a seguir:

Sexta 10/11

19h às 21h – Roda no Midway

Sábado 11/11

08h – 09h30: Oficina com C. Mestre Marivan
09h30 – 11h: Oficina com Mestre Naldinho
11h – 12h: Roda
12h – 13h: Almoço
13h – 14h30: Oficina com C. Mestre Marivan
14h30 – 16h30: Oficina com Mestre Naldinho
16h30 – 17h: Cortejo até o Reduto dos Angoleiros
17h – 18h: Intervalo
19h – 22h: Roda + Samba de Roda + Coco de Roda + Forró Pé de Serra

Domingo 12/11

08h – 12h: Manhã com atividades livres.

A festa é gratuita, mas você pode pagar 60 reais por uma camiseta neste link aqui.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí