Brechando/Curiosidades / Temos um doce típico feito com sangue de porco

Temos um doce típico feito com sangue de porco

Foto acima: Tribuna do Norte O chouriço pode ser algo parecido com uma linguiça ou um salame, preparado com carne e gordura de porco, com temperos. A comida é muito comum em países europeus. Alguns são feitos com sangue de porco, comum em Portugal, outros com carnes gordas e magras e existem aqueles de cebola.…

Compartilhe:

Foto acima: Tribuna do Norte

O chouriço pode ser algo parecido com uma linguiça ou um salame, preparado com carne e gordura de porco, com temperos. A comida é muito comum em países europeus. Alguns são feitos com sangue de porco, comum em Portugal, outros com carnes gordas e magras e existem aqueles de cebola. Ele é bastante utilizado na culinária espanhola. Além disso, existem várias formas de cozinhar.

Mas, no Rio Grande do Norte, existe um prato que é comum e de mesmo nome. Não é salgado, como o chouriço que falamos logo acima.

Chouriço doce ou doce seco é um doce típico das regiões sertanejas do Ceará, Piauí, Paraíba e do Rio Grande do Norte, preparado à base de sangue de porco, farinha de mandioca, rapadura e temperos que podem ser gergelim, castanha de caju , leite de coco, erva-doce, cravo, canela, gengibre, pimenta-do-reino entre outros. É muito parecido com o famoso pé de moleque.

Reza a lenda que a origem dos pratos vem dos portugueses que colonizaram as terras brasileiras. Em alguns municípios potiguares, o chouriço doce é servido na noite de São João ou no encerramento da padroeira. Ainda é bastante comum nas cidades que ficam na região do Seridó.

Para cozinhar o chouriço, o tempo gasto, em média, é de 4 a 6 horas, e geralmente, se faz em fogo a lenha.

A seguir veja um vídeo de como é cozinhado este doce:

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus