Fotos: Marcelo Veni
O produtor cultural Marcelo Veni registrou no final da tarde desta segunda-feira (25), que a obra do artista plástico Guaraci Gabriel, que está em exposição na entrada da Pinacoteca do Estado, foi pichada. Até o momento, não se se sabe se deixarão a obra desta forma ou vão reformular.
A exposição faz parte do mais novo trabalho, feito com metal, chamado “Pé de Mangue – A Incerteza Certa”. A peça traz as formas de um caranguejo Goiamum. A escultura metálica tem seis metros de altura e sete toneladas.
O animal metálico foi montado sobre um veículo, um fusca, e depois segue para a Via Costeira, Viaduto de Ponta Negra e Ponte Newton Navarro. A obra vai passará por sete dias em cada um dos locais e a ideia, segundo o artista, é abordar a incerteza dos dias atuais. A intenção é que o Goianum fixará no Bairro Nordeste.
Guaraci demorou quatro semanas para montar a obra que já era planejada há quatro anos. A gente já falou de outra obra de Guaraci nesta matéria aqui, no qual realizou uma escultura instalada na zona Norte em homenagem à Ana Botafogo.
Veja mais fotos a seguir:
A obra antes estava desta seguinte forma:
Artista com 30 anos de carreira, ele esteve no Guiness Book, o livro dos recordes, por uma obra, em 1998, exposta na Via Costeira de 50 toneladas. O livro dos recordes considerou, à época, que era a maior obra de material reciclado do mundo. Escultor com experiência internacional e reconhecido mundialmente, ele usa sucata e restos de ferro para fazer as espalhar as suas obras.
As últimas obras dele foram uma homenagem ao jogador Marinho Chagas, montada durante a Copa do Mundo na Praça da Árvore e uma estátua, feita em Mossoró, em homenagem a Celina Guimarães, a primeira mulher a votar no Brasil.
Também temos mais fotos da obra exposta que foi pichada, de autoria Ricardo Nelson, que podem ser conferidas a seguir:
Deixe um comentário