Brechando/Cidades / Página denuncia o descaso dos hospitais públicos do RN

Página denuncia o descaso dos hospitais públicos do RN

O Corredômetro é uma página criada pelo Facebook, no qual as pessoas registram o andamento dos hospitais públicos do Rio Grande do Norte, principalmente quando há superlotação nesses lugares. A ideia veio dos integrantes do Sindicato dos Servidores de Saúde (Sindsaúde), composto por auxiliares de enfermagem, maqueiros e enfermeiros, e existe desde junho do ano…

Compartilhe:

O Corredômetro é uma página criada pelo Facebook, no qual as pessoas registram o andamento dos hospitais públicos do Rio Grande do Norte, principalmente quando há superlotação nesses lugares. A ideia veio dos integrantes do Sindicato dos Servidores de Saúde (Sindsaúde), composto por auxiliares de enfermagem, maqueiros e enfermeiros, e existe desde junho do ano passado.

“Vem sendo uma base para divulgar a atual situação da saúde pública no Rio Grande do Norte. As cenas de pacientes jogados nos corredores, com atendimento precário, aguardando um leito e muitas vezes precisando comprar medicamentos se repete a cada contagem”, disse a página.

Nesta segunda-feira (18), eles denunciaram a superlotação do Walfredo Gurgel, além de 17 ambulâncias retidas, visto que as macas estavam sendo utilizadas como leito.

Geralmente, as postagens acontecem uma vez por dia. A intenção é mostrar a verdade sobre a situação da saúde pública do RN.  Além disso, eles compartilham matérias da imprensa local que denunciem as condições de alguns hospitais da cidade.

Já a contagem de quantos pacientes estão dentro do corredor dos hospitais acontece uma vez por semana e eles divulgam sobre os principais hospitais estaduais: Dioclécio Marques (Parnamirim), Walfredo Gurgel (Natal), Santa Catarina (Natal) e Tarcísio Maia (Mossoró). Na semana passada, por exemplo, eles registraram este valor de pessoas esperando nos corredores:

Sim, eles fazem um comparativo para saber quais as unidades tiveram a diminuição da quantidade de pacientes ou não. A intenção é que os valores não sejam maquiados.

O Corredômetro também conta com a participação pública, visto que eles recebem bastante mensagens de pessoas que presenciam o casos nessas unidades hospitalares. São várias postagens de pessoas que visitam as páginas dizendo que estava acompanhada de um parente e presenciou uma situação desumana.

Além disso, a página denuncia outros problemas que acontecem dentro dos hospitais. Recentemente foi publicado um vídeo alertando que foi encontrado escorpiões dentro de salas que exigem o máximo de higiene.

Para ter acesso a página é só clicar neste link.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus