A praça Heitor Carloni fica no coração do conjunto Ponta Negra, zona Sul de Natal, porém ninguém a conhece por este nome. Fica entre as ruas Praia de Jacumã, Praia do Rio Doce, Praia de Camboinhas e Praia de Tabatinga ( todos os nomes da rua do conjunto são nomes de praias). A última reestruturação foi feita no ano de 2008 e custou cerca de 800 mil reais.
Por causa da caixa d’água instalada bem no meio do local com um formato idêntico de uma nave espacial, a mesma é conhecida pelos moradores e frequentadores pelo nome de Praça do Disco Voador. É uma das maiores praças da cidade, ocupa um quarteirão todo praticamente. O local tem um parquinho, bancos, árvores e é um ótimo local para se reunir os amigos e praticar exercícios físicos.
Tem muitas opções para fazer, como caminhadas, andar de patins, praticar o slackline e a atividade principal, o skate. Como não existe uma pista de skate em Natal (única capital que não tem isso, por sinal), os skatistas procuraram lugares espaçosos para praticar o esporte.
– Pô, você está me filmando sem pedir?
– Estou fo-t0-gra-fan-do a galera que anda de skate
– Está certo, então, beleza
-Moça, ignora ele, o cara é bem marreto mesmo. Porém, ele é um dos mais antigos da área que anda de skate na cidade
– Quantas vezes na semana vocês andam de skate?
– Todos os dias, quando pode. Mas a gente procura outros lugares, como a Praça Vermelha ou Barcelona (coisas para os próximos posts).
– E essas rampas, quem construiu?
– A gente mesmo, para fazer as manobras mais difíceis. Tentamos falar com a Prefeitura para construir uma pista aqui, porém sem sucesso.
Esse foi o meu diálogo com um grupo de skatistas daqui da cidade.
Tem skatistas de todos os jeitos e gêneros. Eu vi muitas mulheres praticando manobras radicais e crianças com menos de 10 anos, isto mostra que o skate não é mais “coisa de menino” e você ver muita gente com talento para ser profissional e praticar grandes competições. Faltam investimentos e iniciativas.
Esta é a Praça do Disco Voador!