Brechando/Cidades / O que é o hub que os políticos tanto lutam para Rio Grande do Norte?

O que é o hub que os políticos tanto lutam para Rio Grande do Norte?

A gente ver nos noticiários sobre o interesse da Tam em colocar um hub no Nordeste, o primeiro na região e três estados estão na disputa, que são Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. Aqui no RN, a campanha está muito forte, são várias campanhas na internet vindas da Prefeitura do Natal e do…

Compartilhe:

A gente ver nos noticiários sobre o interesse da Tam em colocar um hub no Nordeste, o primeiro na região e três estados estão na disputa, que são Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. Aqui no RN, a campanha está muito forte, são várias campanhas na internet vindas da Prefeitura do Natal e do Governo do Estado. Conforme este vídeo a seguir:

http://www.youtube.com/watch?v=9cqv9zffQso

Ele explica um pouco sobre o que é o hub. É uma palavra em inglês que significa eixo. Vou explicar neste texto usando uma comparação com os ônibus. Todo o transporte público sempre tem um ponto de partida, os chamados terminais. Então, o hub é praticamente isso. Ou seja, todas as conexões de um avião da Tam que passar pelo Nordeste devem parar Rio Grande do Norte, caso o estado seja escolhido. A empresa poderá anunciar o vencedor ainda neste mês. Isto resultaria em passagens bem mais baratas para cá.

O estado se prepara desde meados de abril para tentar atrair o investimento do grupo Latam, formado pelas companhias aéreas TAM e LAN. O governo aposta em fatores como o potencial de crescimento do Aeroporto Governador Aluízio Alves, os incentivos fiscais e a localização geográfica do estado, uma vez que durante a Segunda Guerra a região ficou conhecida como Trampolim da Vitória, por ser próximo da Europa. Sem contar que o Estado decretou a isenção do imposto relacionado ao querosene do avião.

As exigências técnicas da Tam consiste em localização geográfica, a infraestrutura aeroportuária adequada e seu potencial de desenvolvimento. Existe hub apenas em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. O centro de conexões do Nordeste deve trazer investimentos da ordem de R$ 3,9 bilhões e uma geração de oito a 12 mil empregos.

Apesar das grandes chances no Rio Grande do Norte, o novo aeroporto precisa superar alguns problemas, como as estradas de acesso no sentido norte e sul (sentido Macaíba-São Gonçalo do Amarante) ainda não estão terminadas. Eram para ficar prontos desde a Copa do Mundo. Uma das vantagens considerada pela Tam no RN é que o aeroporto de Natal é administrado pelo consórcio Inframérica, o primeiro terminal aéreo ser administrado de forma privada. É o oitavo melhor aeroporto avaliado pela Secretaria de Aviação Civil

Em um ano de funcionamento, o novo aeroporto anunciou cinco novos voos. Campinas, Belo Horizonte, Buenos Aires, Milão e Cabo Verde são os destinos. Há ainda a perspectivas de novos voos para Santiago (Chile), Bogotá (Colômbia), Roma (Itália), Estocolmo (Suécia) e Frankfurt (Alemanha) para o próximo ano.

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus

toggle icon