Home/Cidades / Festival SONORIZA estreia em Natal na Pinacoteca e entrada gratuita

Festival SONORIZA estreia em Natal na Pinacoteca e entrada gratuita

Sonoriza

Pensado para integrar arte, sustentabilidade e engajamento social, o SONORIZA propõe reflexões sobre a crise climática e o descarte consciente, aliando esses temas à valorização da cultura potiguar.

Compartilhe:

Para quem ficou órfão de festival, após o Dosol e o Mada terminarem. Motivo? O próximo fim de semana terá festival. A Pinacoteca do Estado apresenta o festival SONORIZA (em caixa alta mesmo) – Sons que Conectam o Mundo, festival inédito no Rio Grande do Norte que será realizado inicialmente no dia 6 de dezembro, com entrada gratuita mediante doação de uma peça de roupa para reuso e/ou resíduo eletrônico.

Pensado para integrar arte, sustentabilidade e engajamento social, o SONORIZA propõe reflexões sobre a crise climática e o descarte consciente, aliando esses temas à valorização da cultura potiguar. Além disso, a programação traz apresentações de grupos tradicionais, como o emblemático Pau e Lata, que transforma resíduos em instrumentos musicais, e o Congos de Combate, manifestação reconhecida como patrimônio imaterial do RN.

Segundo o idealizador do festival, o produtor cultural Júnior Limeira explica que o evento surge em um momento importante do debate ambiental. 

“No ano da COP30 no Brasil, entendemos a importância de trazer para dentro de um festival musical temas urgentes relacionados ao aquecimento global. Vamos discutir o descarte têxtil, um dos grandes vilões ambientais, em parceria com a Arara Social, que trabalha a reutilização de materiais com cooperativas de costura. Também abordaremos o lixo eletrônico e promoveremos a reciclagem dos resíduos gerados pelo próprio evento, tudo isso valorizando a cultura potiguar e o trabalho de mulheres artistas: negras, indígenas e independentes”, afirma.

Além do conteúdo socioambiental, o festival reúne artistas de destaque da cena potiguar, em uma programação que transita entre pop rock, MPB, ritmos urbanos e sonoridades ancestrais. A proposta é consolidar o SONORIZA como uma plataforma de inovação e sustentabilidade na cultura do estado, combinando diversidade artística, conscientização ambiental e protagonismo feminino.

O evento é uma realização, portanto, da Fundação José Augusto, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Rio Grande do Norte, Sistema Nacional de Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.

SERVIÇO

SONORIZA – Sons que Conectam o Mundo

  • Local: Pinacoteca Potiguar – Natal/RN
  • Data: 6 de dezembro
  • Horário: A partir das 16h
  • Entrada: Gratuita mediante doação de peça de roupa para reuso e/ou resíduo eletrônico
  • Mais informações: @sonoriza.festival

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar Praia projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus