Home/brechadas / Sabia que a Mostra de Cinema do Gostoso é patrimônio cultural do RN?

Sabia que a Mostra de Cinema do Gostoso é patrimônio cultural do RN?

O reconhecimento veio a partir de um projeto de lei do deputado Francisco do PT e consolida a importância da mostra na cena cultural e econômica do estado.

A Mostra de Cinema de Gostoso não é só aquela telona montada na areia da Praia do Maceió, em São Miguel do Gostoso. Desde julho de 2025, o evento também ganhou um título oficial: virou Patrimônio Cultural, Turístico e Imaterial do Rio Grande do Norte, graças à Lei nº 12.299, sancionada pela governadora Fátima Bezerra.

O reconhecimento veio a partir de um projeto de lei do deputado Francisco do PT e consolida a importância da mostra na cena cultural e econômica do estado.

E a nova edição vai acontecer, portanto, no feriadão prolongado de novembro. Então, a expectativa é quebra de recorde de público.

Cinema, mar e cadeiras de praia

A 12ª edição já tem data marcada: de 20 a 24 de novembro de 2025. Como sempre, a praia vira sala de cinema: são 700 cadeiras espreguiçadeiras, uma tela de 12m x 6,5m, projeção em 4K e som 7.1, garantindo que o público tenha uma experiência digna de qualquer multiplex — só que de frente pro mar. E tudo de graça.

Além da Mostra Competitiva, que premia curtas e longas pelo voto popular e pela crítica, o evento também conta com debates, seminários e cursos de formação para jovens da região, aproximando a comunidade local do audiovisual brasileiro.

Petrobras e a sala futurista

Outro destaque é a parceria com a Petrobras, que pelo terceiro ano consecutivo banca a Mostra Panorama na Sala Petrobras. Além disso, o espaço, em formato de domo geodésico e climatizado, chama atenção pelo visual futurista e confortável. Com 7,5 metros de altura, capacidade para 130 pessoas, projeção 4K e som 7.1, a sala funciona como uma segunda opção ao ar livre, ampliando a experiência para quem busca algo mais intimista.

Com cada vez mais relevância, a Mostra atrai gente de várias partes do país e movimenta não só o turismo, mas também a economia de São Miguel do Gostoso. Moradores participam ativamente da organização, trocam ideias nos debates e veem o cinema como parte do cotidiano.

O evento já virou, portanto, um ponto fixo no calendário cultural nordestino. Mais que um festival, é um ritual: cinema, areia, vento e aquele silêncio coletivo que só se rompe com os aplausos ao final da sessão.

PS: O Brechando vai cobrir o evento.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar Praia projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus