Home/Curiosidades / Lomografia sendo devidamente utilizada em câmera digital durante uma viagem

Lomografia sendo devidamente utilizada em câmera digital durante uma viagem

Lomografia viagem

Para quem acompanha o Brechando, a prática da Lomografia é uma das atividades de lazer que eu gosto e desta vez fiz com uma câmera digital compacta. Saiba mais no Brechando!

Compartilhe:

Há dois anos viajei para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul e tirei algumas fotos na Coolpix, que é a versão da Cyber Shot da Sony. Mesmo sendo uma câmera digital, utilizei práticas da Lomografia dentro das fotografias durante as visitas nos pontos turísticos da capital potiguar. 

A lomografia é um estilo de fotografia que se baseia no uso de câmeras fotográficas analógicas, especificamente as câmeras Lomo. Essas câmeras são conhecidas por produzir imagens com cores intensas, alto contraste e efeitos artísticos, devido às suas características técnicas e ópticas peculiares.

A história da lomografia começou nos anos 80 em Viena, Áustria, quando um grupo de estudantes descobriu uma câmera russa chamada Lomo LC-A. Eles ficaram fascinados pelas imagens que ela produzia e começaram a estimular outras pessoas.

A lomografia tornou-se popular como forma de expressão artística e como meio de capturar momentos de maneira única e surpreendente. Embora a fotografia digital tenha se tornado predominante na era atual, a lomografia manteve seu apelo entre aqueles que buscam uma experiência mais analógica e experimental na fotografia.

É possível fazer com câmera digital?

Possível criar efeitos semelhantes aos da lomografia mesmo utilizando uma câmera digital. Embora estimulem com câmeras analógicas, muitos fotógrafos exploram técnicas e ajustes em câmeras digitais para alcançar resultados semelhantes. 

São várias formas de fazer:

  • Pós-processamento: utilizando programas de edição.  
  • Filtros digitais: usando filtros disponíveis em sua câmera digital ou use aplicativos de edição que ofereçam filtros específicos para criar efeitos de cor e contraste.
  • Distorsão e desfocagem: efeitos de distorção e desfocagem durante a captura ou adicione esses efeitos na pós-produção.
  • Exposições múltiplas: Pegue a função de exposição múltipla ou crie esse efeito manualmente durante a pós-produção.
  • Criatividade e experimentação: Assim como na lomografia analógica, a chave está na experimentação. Tente novas abordagens, explore diferentes configurações e não tenha medo de fugir das regras tradicionais de fotografia.

Cada vez mais comum ver o crescimento de câmeras digitais compactas para lomografia

Além do aumento do preço dos rolos de filme e o fechamento de fábricas, existe a volta do consumo de produtos dos anos 2000. Câmeras Cybershots ou Coolpix saíram da gaveta para grupos alternativos. Sem contar que são acessíveis e fáceis de encontrar em qualquer sebo. 

Sem contar que essas câmeras são compactas e portáteis, o que os torna ideais para usuários que desejam uma câmera fácil de transportar. Essa característica é particularmente atrativa para quem procura uma alternativa conveniente às câmeras mais volumosas.

E as fotos da viagem?

Quase um ano depois da viagem e após um momento que bateu a coragem para editar. Selecionei algumas fotografias para mostrar meus experimentos com a lomografia, utilizando o Lightroom e Hypic. 

Confira as fotos que tirei, portanto, a seguir: 

As fotos foram na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mercado Municipal e Museu de Arte. 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar Praia projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus