Assim como o Brechando, toda mídia independente tem um pouco de teimosia. Carlos Fialho lançou o Jovens Escribas em meados dos anos 2000 para colocar a sua publicação e de amigos. O que era apenas uma insatisfação com os grandes selos, virou uma resistência e, talvez, resiliência. Hoje, eles não são tão jovens, mas apenas Escribas. No ano de 2025, eles completam 20 anos e o mês de julho será dedicado ao evento literário.
No dia 19 de julho, na Praça do Gringos, haverá uma programação diversificada inclui lançamentos de livros, sessões de autógrafos, bate-papo com escritores, discotecagem e show ao vivo, unindo literatura, música e importantes causas sociais.
Fundada há 20 anos, a Escribas se consolidou como um celeiro de talentos, publicando obras que ecoam a diversidade e a riqueza da produção literária local e nacional.
A festa é um convite à comunidade para celebrar essa trajetória e se conectar com o universo dos livros de uma forma única. O público poderá adquirir os títulos da editora, incluindo os lançamentos, diretamente nos estandes montados na praça, além de desfrutar de opções de bebidas.
Ao celebrar duas décadas de trajetória, Carlos Fialho disse que a Editora Escribas reuniu leitores, autores e parceiros para um evento marcante em Natal. Segundo ele, completar 20 anos era um marco para todos os que construíram coletivamente essa história.
O que falar para os jovens escribas, a turma da Geração Z?
Hoje, os jovens escribas são da turma da Geração Z, que estão procurando serem cada vez mais independentes e procurando criar os seus próprios trabalhos de forma mais fácil, diferentemente da época de Fialho que “tudo era mato”. Por isso, ele fornece dicas para os futuros jovens escribas:
“Eu diria aos jovens que o principal segredo para trabalhar com publicações é a paciência. Literatura é uma arte lenta. É preciso esmero para as coisas saírem direito, corretas, bem feitas. São necessários muitos eventos, lançamentos, divulgações para o trabalho alcançar gradativamente mais leitores. Tem que carregar caixas, tem que trabalhar como vendedor em feiras, tem que tratar bem as pessoas, princípio básico, aliás, da vida. Mas acima de tudo: tem que gostar de ler. Não precisa nem escrever direito, mas tem que ler bem. Isso é, possivelmente, o mais importante.”.
O mesmo enfatizou que a Escribas é muito mais do que uma editora.
“Somos dezenas de autores e autoras, profissionais de revisão, direção de arte, diagramação, empresas gráficas, vendedores de livros”, afirmou. Ele explicou que a iniciativa nasceu da união de pessoas encantadas pelo fazer cultural e pela promoção da leitura.
Voltando a falar do evento
O diretor ressaltou ainda que o evento era uma forma de agradecimento. Segundo ele, era essencial reconhecer o apoio da comunidade leitora e reafirmar o compromisso da editora com a cultura de Natal, do Rio Grande do Norte e do Brasil. “Incluímos sempre causas sociais e colaboração com parceiros como uma forma de lembrar permanentemente que nunca nos faltou apoio da comunidade leitora e amiga de Natal”, disse.
Fialho finalizou com um convite ao público: “Convidamos toda a população de Natal para celebrar conosco, conhecer nossos autores, desfrutar de boa música e contribuir para que esses 20 anos virem pelo menos 21, né? Até lá!”
Confira a programação completa a seguir:
- 15h30: Grande Foto Coletiva com escritores da Escribas, um registro histórico de duas décadas de colaboração e paixão pela escrita.
- Logo após a foto: Sessão de Autógrafos com autores da editora, destacando os lançamentos dos novos livros de Carlos Fialho e da poeta assuense Itamara Almeida. Também estarão presentes diversos autores e autoras da editora para autógrafos e interação com o público.
- 16h30 às 17h: Bate-papo descontraído com os escritores Clotilde Tavares e Pablo Capistrano, contando um pouco desses 20 anos de estrada.
- 17h: A Discotecagem toma conta da praça com o DJ Samir, embalando o público com o melhor da música brasileira.
- 18h30: Um show memorável com a dupla Júlio Lima e Diego Francisco, apresentando um repertório repleto de sucessos do Rock e da MPB, garantindo uma noite animada.
- 20h: A energia aumenta com o DJ Papel, prometendo agitar a todos com sets vibrantes.
Ação social e Projeto Caixa De Leitura:
Além de celebrar a literatura, o evento de 20 anos da Escribas abraça a solidariedade. Parte da receita obtida com a venda de livros no dia do evento será revertida para as ONGs Acalanto (que atua com adoção de crianças) e Hope (dedicada ao acolhimento animal).
O lançamento também promoverá a doação de livros a professores de escolas públicas de Natal numa reedição do projeto Caixa de Leitura, uma iniciativa que vai converter parte do dinheiro conseguido com patrocínios em exemplares para estes profissionais parceiros. Assim, reforçando o compromisso histórico da editora com a educação e o acesso à cultura.
SERVIÇO: 20 anos da Escribas Editora
Data: 19 de julho de 2025 (Sábado)
Horário: A partir das 16h
Local: Praça de Eventos Cláudio Porpino (ou Praça Ecológica de Ponta Negra ou Praça do Gringo’s) – Natal/RN
Entrada: Gratuita
Atrações: Clotilde Tavares e Pablo Capistrano, DJ Samir, Júlio Lima e Diego Francisco, DJ Papel e lançamentos de livros da Escribas.




Deixe um comentário