Home/Rolé / Por que a Praça dos Gringos recebe este nome? Leia aqui!

Por que a Praça dos Gringos recebe este nome? Leia aqui!

A Praça dos Gringos tem esse nome há mais de 20 anos e hora de mostrar o porquê dela se chamar assim.

Compartilhe:

Recentemente, a Prefeitura do Natal mudou o nome para Praça Ecológica de Ponta Negra, conhecida popularmente como Praça dos Gringos para Espaço Cultural Claúdio Porpino. O nome é uma forma de homenagear ao produtor cultural e ex-presidente do ABC, que também teve atuação na política do estado.

Isto mostra, mais uma vez, que Paulinho Freire não conhece Ponta Negra e Porpino, quando foi titular da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), nunca fez nada por aquela praça, pois em 2012 os bancos eram sempre quebrados e a iluminação péssima.

Logo, vamos contar a história da Praça dos Gringos, o porquê recebeu este nome popularmente e as festas.

A origem

Tudo começou no início dos anos 2000 quando o americano, radicado brasileiro, Wilson Couto, resolveu criar um bar em um ponto na avenida Praia de Ponta Negra. Gringo, como era conhecido pelo grupo de amigos, montou um pub chamado Gringo’s com drinks que ficaram bastante populares.

Wilson Couto, o Gringo (Foto: Instagram)

O ponto já foi início de muitos estabelecimentos comerciais, como o Coxin In China, que existe até hoje na Avenida Engenheiro Roberto Freire.

Sem contar que o espaço era um dos poucos que traziam a temática Rock and Roll, rapidamente as pessoas começaram a ir com mais frequência e, por conseguinte, vieram as festas, como o tradicional Halloween do Gringo’s. A festa de dia das bruxas começara no bar e nos anos que se passaram tomou a praça.

Ao mesmo tempo, durante o carnaval, pessoas que não ficavam nas casas de praia resolveram criar blocos de carnaval para comemorar na praça, assim surgindo o tradicional “Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens”.

Depois, o Gringo repassou para Wesley’s Bar, mas as festas continuaram por conta própria, como Prefeitura do Natal fazendo festas de carnaval e produtores culturais fazendo festival, feiras culturais e entre outras coisas.

Documentário “Lá Pro Gringo’s”

Em junho de 2015, para meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em jornalismo, eu fiz um documentário sobre a praça. A ideia era divulgar em festivais, mas como nenhum evento aceita mais que 20 minutos, resolvi postar direto no YouTube. Confira, portanto, a seguir:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar Praia projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus