Brechando/Cidades / Alagamentos na Ribeira: Um Problema Antigo Ignorado nos anos 80

Alagamentos na Ribeira: Um Problema Antigo Ignorado nos anos 80

A Ribeira é um dos bairros mais tradicionais da cidade, mas também é conhecida pelos seus tradicionais alagamentos há muito tempo.

Compartilhe:

A Ribeira é um dos bairros mais tradicionais da cidade, mas também é conhecida pelos seus tradicionais alagamentos há muito tempo.

Em fevereiro deste ano, os alagamentos da Ribeira adiaram os desfiles das escolas de samba. Mas, você sabia que este problema é antigo? Um trecho do jornal diz:

DRENAGEM DA RIBEIRA

O grande programa, que reputo em segundo lugar, a ter vez em 1980 é a drenagem da Ribeira Já consegui mos os recursos no Departamento Nacional de Obras e Saneamento. Isto nos custou algumas viagens, aIguns contatos em Brasília, e no Rio de Janeiro. Mas, podemos garantir à cidade que até meados de 81 a Ribeira não será mais inundada. No dia 7 de laneiro lá estará sendo feita a licitação para a segunda etapa da drenagem da Ribeira que. concluída vai livrar aquele bairro de 60 por cento do problema que atualmente o aflige E, logo em seguida. Iniciada terceira etapa que vai definitivamente virar 11 vrar a RUEM das enchentes que endoaram aquele pedaço nobre da cidade do Natal

Os alagamentos no bairro da Ribeira, em Natal, não são novidades. Recentemente, encontramos recortes do jornal O Poti da década de 1980 que mostram a mesma cena que vemos hoje: ruas inundadas, carros submersos e comerciantes contabilizando prejuízos. Quarenta anos se passaram, mas o problema persiste.

A Ribeira, um dos bairros mais históricos da cidade, sofre com a falta de infraestrutura adequada para o escoamento da água da chuva. A proximidade com o rio Potengi, o abandono do poder público e o sistema de drenagem ineficiente agravam a situação. Em cada temporal, a história se repete, provando que a negligência também se tornou parte da paisagem.

Ribeira em uma das matérias mostrando o alagamento

As manchetes antigas não deixam dúvidas: a Ribeira alaga há décadas, e pouco foi feito para resolver o problema. Até quando veremos as mesmas imagens de ruas transformadas em rios sem que medidas eficazes sejam tomadas? Enquanto isso, moradores e comerciantes seguem enfrentando transtornos que já deveriam ter ficado no passado.

Os pontos mais comuns eram a região próxima do Teatro Alberto Maranhão e da Rua Chile. E uma das consequências da água em excesso é fazer com que a Ribeira também passara por problemas elétricos.

As chuvas na Ribeira atrapalhavam, inclusive, o deslocamento intermunicipal e interestadual na antiga rodoviária, que mudou o terminal para Cidade da Esperança.

Vocês acham que o bairro da zona Leste mudou? Deixe aqui, portanto, o seu comentário.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus

toggle icon