O Cinema da UFRN já era uma ideia para se construir desde 1974, porém nunca se concretizou.
Em 2024, houve uma campanha de abaixo-assinado para que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instalasse uma sala de cinema, algo comum em outras instituições de ensino superior. O objetivo é oferecer um espaço para produzir filmes fora do circuito comercial.
O abaixo-assinado surgiu a partir de um grupo de professores, técnicos e estudantes da UFRN, se empenharam para conseguir uma sala de cinema da UFRN para a cidade.
A campanha surgiu através da constatação de que há uma ausência concreta de cinemas de rua em Natal, que já possuiu mais de 40 salas como essas no século passado, e nos dias atuais possui apenas cinemas localizados em shopping centers. Em geral, isso representa preços elevados, inacessíveis para a maioria da população, e uma oferta pouco diversificada, exibindo exclusivamente filmes considerados comerciais.
Segundo Gabriel Vitullo, em entrevista ao próprio site da universidade, a localização da sala de cinema seria preferencialmente fora do campus. Em um local de fácil acesso para a população, tanto em dias de semana quanto aos fins de semana. “Decidimos juntar as assinaturas para sensibilizar as autoridades da universidade a contarmos com uma sala de cinema. Seria uma sala da UFRN para a cidade”, afirma Gabriel.
Até o momento, a campanha já conseguiu coletar mais de 3.500 assinaturas a favor da sala de cinema e ainda está recebendo assinaturas para viabilizar o projeto. Aqueles que possuem o interesse em contribuir com a iniciativa, podem aderir ao abaixo-assinado por meio deste formulário.
Mas, você sabia que este pedido veio há 50 anos?
Achamos um recorte do Diário do Natal que falava de um projeto para instalar um cinema na instituição de ensino.
“Esses alojamentos começarão a ser construídos ainda este ano e têm a sua conclusão prevista para março de 75. Somente depois dessa obra é que terá início a construção do cinema, cujo projeto ainda não foi elaborado, apesar de a universidade já ter adquirido todo o equipamento do antigo Cinema São Luiz”, disse o trecho do jornal na época.
O mesmo recorte disse de outras obras para a construção do campus universitário, que se encontrava em atraso. Logo, a prioridade era construir os alojamentos que futuramente formaria a Residência Universitária.
Por sinal, o cinema ficaria, aproximadamente, onde hoje era o restaurante universitário.
Deixe um comentário