Um computador, para ser construído, pode ser feito por vários materiais. Mas, estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) conseguiram pegar pedaços de uma boxtv e transformaram em um CPU, que é a peça essencial para ligar um computador.
Mas, como os jovens conseguiram este feito? Vamos responder por meio do post.
Essa ação veio através do Laboratório de Convergência de Redes (Labconvex/UFRN) disponibilizou o primeiro ambiente de computação em nuvem para uso de TV boxes descaracterizadas no curso de Engenharia de Telecomunicações.
As TV boxes vieram através de um Acordo de Cooperação Técnica, firmado entre a Receita Federal e a UFRN em março de 2024, e foram adaptadas para assumir três diferentes funcionalidades (Mini PCs, Centrais PBX IP e Hubs de sensores para IoT).
O que vão fazer com estes PCs?
A ideia central do projeto é criar salas de experimentos práticos de baixo custo, permitindo aos alunos o acesso a diversos sistemas operacionais e programas por meio de uma plataforma que implementa um sistema operacional de nuvem acessado pelos Mini PCs, de maneira fácil e transparente.
“O projeto é um exemplo de sustentabilidade e inovação, pois permite o reaproveitamento de equipamentos que seriam descartados no meio ambiente, reduzindo o impacto ambiental relacionado com o descarte de equipamentos eletrônicos em aterros, implementando o uso consciente de recursos eletrônicos e estimulando o aprendizado prático dos estudantes com tecnologia acessível”, afirma o coordenador do projeto em entrevista para Agecom.
O ambiente de TV boxes está instalado nas dependências do Laboratório Labconvex, localizado na sala 101 do andar térreo do CTEC (Minhocão).
Deixe um comentário