Home/brechadas / Filmes, praia e diversão: a Roadtrip de São Miguel do Gostoso

Filmes, praia e diversão: a Roadtrip de São Miguel do Gostoso

São Miguel do Gostoso

Explorando a Cidade No sábado, visitamos a Praia de Tourinhos, famosa pelas suas falésias e águas cristalinas. As barracas da praia oferece refeições leves e acessíveis, tornando o local um dos favoritos entre turistas. Além disso, uma paisagem deslumbrante, com mar agitado ideal para surfistas, torna Tourinhos uma parada obrigatória em São Miguel do Gostoso.…

Explorando a Cidade

No sábado, visitamos a Praia de Tourinhos, famosa pelas suas falésias e águas cristalinas. As barracas da praia oferece refeições leves e acessíveis, tornando o local um dos favoritos entre turistas.

Além disso, uma paisagem deslumbrante, com mar agitado ideal para surfistas, torna Tourinhos uma parada obrigatória em São Miguel do Gostoso.

Após um dia de praia e descanso na piscina, retornamos à Mostra de Cinema para o segundo dia de exibições.

Foram dois longas-metragens se destacaram na programação competitiva. O primeiro, “Tijolo por Tijolo”, que conta de forma divertida e inteligente a história de uma família de Pernambuco que durante nove meses teve que lutar para construir uma casa, administrar três crianças, gravidez de novo rebento e a luta para fazer laqueadura, tudo isso criando conteúdo no Kwaii para ganhar o seu sustento.

O filme realmente mostrou que as pessoas construíram o seu espaço tijolo por tijolo.

O segundo filme da noite, “O Deserto de Akin”, trouxe uma narrativa profunda e politicamente relevante. Ele aborda a história de um médico cubano do programa “Mais Médicos”, que vive no Espírito Santo e enfrenta desafios pessoais e profissionais em meio às mudanças políticas de 2018.

A obra é um retrato corajoso e necessário de um período conturbado no Brasil, oferecendo reflexões sobre pertencimento e resistência.

Disputada sala da Petrobrás (Foto: Lara Paiva)

A Noite Continua

Após as exibições, a noite em São Miguel do Gostoso não termina cedo. Muitos turistas e moradores se reuniram na Praia da Xêpa, um ponto de encontro cheio de bares, feiras e uma grande praça. A atmosfera animada e descontraída é ideal para fechar o dia com boa música e conversas à beira-mar.

Último Dia em São Miguel do Gostoso

No domingo, acordamos mais cedo para aproveitar o último dia na cidade. Visitamos a Praia do Marco (próximas duas imagens), a cerca de 40 minutos de carro do centro. Esse local histórico abriga o marco português, um dos primeiros registros da colonização no Brasil, e também atrai turistas religiosos que o compartilham um espaço de fé. A vista da praia é recompensadora e faz valer cada minuto da viagem.

De volta à Praia de Maceió, encerramos a visita assistida ao debate com os realizadores dos filmes exibidos no segundo dia da exibição. Foi uma experiência enriquecedora de reflexões, que revelou os bastidores das produções e aprofundou as elevações pelos filmes.

Vocês achavam que ia embora sem ver filme? tarde, a programação incluía a sala Petrobras, um espaço inflável e redondo, semelhante a um planetário, que exibia produções mais curtas.

Mas, devido ao espaço restrito, os ingressos gratuitos eram distribuídos para as 100 primeiras pessoas uma hora antes da exibição. Logo, as pessoas plantavam na fila inclusive marcando os seus lugares com os chinelos.

Entre, mortos e feridos, o Brechando conseguiu assistir o filme “Ainda Não é Amanhã”, que traz a saga de Janaína em interromper a gravidez indesejada em um período que luta para ser a pessoa da família a ter o diploma universitário.

O filme, todavia, mostra a importância do debate do aborto seguro na vida das mulheres.

Encerrando a Jornada em São Miguel do Gostoso

São Miguel do Gostoso é, portanto, um destino que vai além das praias paradisíacas. Além disso, a cidade mistura simplicidade e sofisticação, história e modernidade, cultura e lazer.

Lugares para buscar comida (Foto: Lara Paiva)

A Mostra de Cinema é um evento que celebra o talento nacional e reforça a identidade cultural da região, unindo moradores e visitantes em torno da arte. Com memórias inesquecíveis e novas perspectivas, nos despedimos de Gostoso com a certeza de que é um lugar para voltar sempre.

Álbum Completo

Fotos da viagem foram feitas por Lara Paiva e João Rebouças.

Páginas: 1 2

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar Praia projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus