Brechando/brechadas / Filmes, praia e diversão: a Roadtrip de São Miguel do Gostoso

Filmes, praia e diversão: a Roadtrip de São Miguel do Gostoso

São Miguel do Gostoso

Resolvi falar de viagem, mas voltarei a fazer em formato de diário para descrever como vai a viagem em São Miguel do Gostoso. Primeiramente porque é fácil de esclarecer as ideias e depois, gosto da ideia de fazer uma reportagem no estilo livre. Confira as nossas brechadas Entre os dias 22 e 24 de novembro…

Compartilhe:

Resolvi falar de viagem, mas voltarei a fazer em formato de diário para descrever como vai a viagem em São Miguel do Gostoso. Primeiramente porque é fácil de esclarecer as ideias e depois, gosto da ideia de fazer uma reportagem no estilo livre.

Confira as nossas brechadas

Entre os dias 22 e 24 de novembro de 2024, o Brechando visitou São Miguel do Gostoso, um município próximo a Natal, visto que é famoso por suas praias paradisíacas e sua rica cultura.

São Miguel do Gostoso
Pronta para road trip (Foto: João Rebouças)

Localizada no Litoral Norte do RN, a cidade encanta pela mistura de simplicidade interiorana e infraestrutura turística. Antecipando, posso dizer que é tudo isso que as pessoas falam, mas calma, é mais uma segunda opção para praias baladas.

Se quer gastar menos e não ficar espremido por superlotação, São Miguel Gostoso tem o seu lugar. Entretanto, Pipa fica mais perto de Natal e, como resultado, não precisa usar o carro ou alugar quadriciclo para andar de um lugar para outro.

Chegada à Cidade

Chegamos à cidade na noite de sexta-feira, após atravessarmos a Ponte Newton Navarro rumo ao norte do estado. Ainda mais, o percurso inclui uma passagem pela cidade de Touros e pela Rota de Gostoso, uma estrada em construção, escura e pouco sinalizada, que exige atenção redobrada, especialmente à noite.

Para chegar a cidade não tem erro, é atravessar a BR-101 até o fim.

Ao chegar, São Miguel do Gostoso revela uma curiosa dualidade: chalés e hotéis luxuosos emergem em um cenário pacato, típico do interior nordestino, com ruas tranquilas e, o mais importante, os traços marcantes do sertão.

Brechadas enquanto comia (Foto: Lara Paiva)

Período que o sertão virou e continua mar, como diz a música de Trio Nordestino.

A cidade, banhada por praias de areias brancas e extensas, abriga uma comunidade de pescadores ativa, montando suas redes de arrasto, refletida nos barcos que pontuam o horizonte marítimo. Facilmente o seu smartphone vai perder a memória, porque a vontade é compartilhar nas redes sociais ou mandar no grupo da família do Whatsapp.

O deserto mistura com sertão, onde é normal se perder e ver misturas de casas de praias, sítios e granjas. Enquanto isso há elementos que mostra a resistência nordestina, como a foto do Lula na campanha passada.

Acomodações e Infraestrutura de São Miguel do Gostoso

Os hotéis e hotéis mais afastados da rua principal costumam ser mais acessíveis financeiramente, sem comprometer a qualidade. Já a rua principal é vibrante e repleta de restaurantes que agradam a todos os gostos e bolsos, além de vilas (ou “vilelas”) com lojinhas e mais opções gastronômicas. No entanto, deslocar-se na cidade exige o uso de carro, sobretudo para quem está distante da via principal, pois as ruas paralelas são de terra batida e pouco iluminadas.

A Mostra de Cinema de Gostoso

Atravessando as “vilelas”, chegamos à 11ª edição da Mostra de Cinema de Gostoso, um evento que celebra o cinema nacional com ênfase em curtas-metragens. Durante a noite, como exibições aconteciam na Praia de Maceió, onde cadeiras eram montadas para que o público pudesse assistir aos filmes em um grande telão. Já à tarde, a programação incluía a sala Petrobras, um espaço inflável e redondo, semelhante a um planetário, que exibia produções mais curtas.

No primeiro dia da mostra, assistimos a dois filmes marcantes. O primeiro, “Ministra do Lixo”, produzido pela própria organização do evento, narra a história de Anna, uma suíça médica que desenvolve políticas públicas para reduzir o lixo e melhorar a saúde da comunidade. Ademais, o filme emociona pela profundidade e pela mensagem de que a educação é uma ferramenta essencial para superar desigualdades.

O segundo filme, “Kubrusly: Mistério Há Por Aí”, teve uma pré-estreia emocionante. Antes da exibição, os realizadores e o próprio Maurício Kubrusly foram ao palco, onde o jornalista foi homenageado por sua carreira e contribuição à cultura brasileira. Por conseguinte, o documentário, que estreia no Globoplay em 4 de dezembro, conta a trajetória de Kubrusly no jornalismo cultural e sua batalha contra a demência, além de relembrar seu famoso quadro no Fantástico.

São Miguel do Gostoso
O jornalista Maurício Kubrusly na Mostra de Cinema de Gostoso (Foto: João Rebouças)

Foi um momento de aplausos e emoção para todos os presentes. Seria impossível ficar sem chorar.

Páginas: 1 2

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus