Brechando/brechadas / Radicado no RN, jornalista lança seu terceiro livro e primeiro de poemas

Radicado no RN, jornalista lança seu terceiro livro e primeiro de poemas

João Patrício

Jornalista João Patrício, radicado em Extremoz, lançou o seu primeiro livro de poesia e promete trazer uma visão diferente de mundo. Saiba mais no Brechando!

Compartilhe:

Esse rostinho da foto acima é jornalista de formação e lançou neste ano sua primeira obra de poesia, pois já lançou dois de prosa Seu nome é João Patrício que espera que o livro recém-lançado seja um momento de conexão com os leitores. O escritor nasceu em Esperança, no interior da Paraíba, e atualmente reside em Extremoz, na região metropolitana de Natal. ‘Erupções Constantes, Exorcismos Brilhantes’ é o livro de poesia, no qual defina que é uma “alquimia poética”.

“Espero que seja um momento de encontro com leitores, com muito afeto e conversa sobre poesia,” diz o autor. “Quero que cada poema ressoe como um encontro íntimo entre mim e o leitor, um compartilhamento de sentimentos e experiências.”

Conforme a editora Xará, da cidade de Maricá (RJ), ‘Erupções Constantes, Exorcismos Brilhantes’ é um livro que “promete cativar e te fazer uma pessoa diferente ao final da leitura. Além disso, traz sua sensibilidade e habilidade literária. Ainda mais, João Patrício convida a um mergulho no mundo onde os sentimentos mais profundos e as experiências humanas se encontram com a beleza da poesia.

“Eu sou uma pessoa que sente muito. Então, este livro é um registro dos movimentos que os sentimentos fazem dentro de mim,” explica, acrescentando que “são causados tanto por ações de pessoas quanto por meus próprios pensamentos que emergem de uma criança suprimida, uma criança que é o magma de um vulcão adormecido.”

João Patrício
Capa do livro de João Patrício

Alquimia Poética?

Os poemas vieram em diferentes momentos, resultando em blocos de obras que compartilham características rítmicas e temáticas. “Iniciei com canções criadas antes e durante a pandemia, explorando símbolos como vulcões, erupções, dança, criança interior, luta e placas tectônicas. Depois, escrevi os poemas sem melodia, focados no jogo de palavras e ritmo. Esse estilo proporcionou uma viagem na minha própria trajetória de escrita e sentimentos, como se fosse uma criança crescendo, um vulcão acordando, queimando até ficar brando”, explica.

]João Patrício descreve seu livro como uma forma de alquimia literária. “Este livro reúne poesias que buscam transformar o cotidiano em algo mágico; sentimentos pesados em beleza; sufoco em respiro; erupções de sentimentos amargos em exorcismos que revelam o brilho,” afirma. “Falando de uma forma mais simples, é um livro que fala de esperança, mesmo que o mundo te destrua.”

Com influências de Clarice Lispector, Mia Couto, Manoel de Barros e Mario Quintana, João Patrício mescla a simplicidade do cotidiano com um profundo senso de introspecção e humor. “Meus poemas são livres e as escolhas rítmicas permitem evocar falta de fôlego e constatações diretas,” explicou. “Alguns poemas se assemelham a canções, com sessões diferentes dentro do mesmo texto, em que convergem ritmos acelerados e pausados.”

Como adquirir o livro?

O livro pode ser adquirido, portanto, pelo Instagram da editora (@editoraxara) e do autor (@joaoopatricio). 

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus