Brechando/Curiosidades / App desenvolvido no RN Auxilia tratamento contra câncer

App desenvolvido no RN Auxilia tratamento contra câncer

Aplicativo potiguar Liga UFRN

Um aplicativo potiguar foi desenvolvido pela Liga contra o Câncer e Instituto Metrópole Digital da UFRN. O aplicativo é fruto de um estudo do mestrando Mike Job Santos Pereira da Silva, do Pós-graduação em Tecnologia da Informação (PPgTI), e por Alessandra Navarro, aluna do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia da Universidade Potiguar (UnP). Além disso, contou…

Compartilhe:

Um aplicativo potiguar foi desenvolvido pela Liga contra o Câncer e Instituto Metrópole Digital da UFRN. O aplicativo é fruto de um estudo do mestrando Mike Job Santos Pereira da Silva, do Pós-graduação em Tecnologia da Informação (PPgTI), e por Alessandra Navarro, aluna do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia da Universidade Potiguar (UnP).

Além disso, contou com o apoio do Escritório de inovação da LIGA. Ainda mais, o app consiste em auxiliar pacientes ao permitir acesso a informações importantes sobre seus tratamentos oncológicos.

Segundo a professora Anna Giselle Ribeiro, docente do IMD e orientadora do mestrando do PPgTI, em entrevista para UFRN:

“Desenvolvemos um chatbot que tem como objetivo acompanhar pacientes de quimioterapia, tirando dúvidas e registrando os efeitos colaterais das medicações usadas no tratamento. Assim, o aplicativo acompanha pacientes e esclarece melhor os efeitos dos medicamentos em cada caso”, explica Ribeiro.

Benefícios do Aplicativo potiguar em parceria da Liga com UFRN

Além da transparência e de sanar possíveis dúvidas dos pacientes, o aplicativo também oferece auxílio para profissionais de Saúde, visto que informa automaticamente a ocorrência de efeitos colaterais. Como resultado, evita possíveis imprecisões quanto ao real estado dos usuários.

A expectativa da Liga Contra o Câncer é que o app preencha uma lacuna importante na comunicação entre pacientes e equipe médica. Ainda mais, sirva de solução digital para o ambiente hospitalar.

A solução, especializada no contexto do tratamento quimioterápico, já tem registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus