A Rua Tavares de Lira é cercada por construções históricas que refletem a arquitetura e o estilo comercial que a Ribeira teve há um século. No entanto, um obelisco existente no meio da rua conta uma história. Alguns pensam que é uma simples rotatória. Mas, não é. Ao longo dos anos, o local foi palco de importantes eventos culturais e sociais, consolidando-se como um ponto de referência na cidade. Tanto que era próximo de armazéns e escritórios de importantes empresas da cidade.
]Mas, e este obelisco? O objeto feito de mármore e segundo o site da Prefeitura do Natal, o obelisco teve a sua inauguração em 1914. A sua principal finalidade, portanto, foi simbolizar a inauguração da avenida que foi uma homenagem ao antigo chefe de estado durante o período imperial. Era uma representatividade da Natal que seguia os passos do conceito da Belle Epoque. O Cais e a avenida eram a porta de entrada de Natal, tanto que havia um mirante próximo do cais, segundo a reportagem dos jornalista Ramon Ribeiro e Cinthia Lopes para a Tribuna do Norte.
Solicitação do obelisco da Tavares de Lira
Quem solicitou a construção do obelisco foi o governador Alberto Maranhão inaugurou o obelisco de granito com cinco metros de altura contendo um medalhão com a efígie do Ministro Tavares de Lyra (voltado para o Rio Potengi) e os brasões do Brasil, do RN e de Natal. Hoje já não existem os brasões em bronze que ornamentavam as quatro faces do monumento, mas por conta dos roubos, eles não existem mais.
Embora o Cais da Rua Tavares de Lira não tenha passado por processos recentes de revitalização, ele continua a ser um atrativo, principalmente para aqueles que querem comprar peixe fresco e outros frutos do mar, visto que há vários comerciantes e armazém de pescados em sua volta.
O Cais da Rua Tavares de Lira é mais do que apenas um ponto histórico em Natal; ele é um testemunho vivo da evolução e da resiliência da cidade. Enquanto continua a se adaptar aos tempos modernos, mantém viva a memória de sua importância passada, entre trancos e barrancos.