Brechando/brechadas / Este obelisco em Natal tem história para contar

Este obelisco em Natal tem história para contar

obelisco tavares de lira

O obelisco da Tavares de Lira pode parecer uma rotatória, mas traz uma história sobre a Natal da Belle Epoque. Saiba mais no Brechando!

Compartilhe:

A Rua Tavares de Lira é cercada por construções históricas que refletem a arquitetura e o estilo comercial que a Ribeira teve há um século. No entanto, um obelisco existente no meio da rua conta uma história. Alguns pensam que é uma simples rotatória. Mas, não é. Ao longo dos anos, o local foi palco de importantes eventos culturais e sociais, consolidando-se como um ponto de referência na cidade. Tanto que era próximo de armazéns e escritórios de importantes empresas da cidade.

]Mas, e este obelisco? O objeto feito de mármore e segundo o site da Prefeitura do Natal, o obelisco teve a sua inauguração em 1914. A sua principal finalidade, portanto, foi simbolizar a inauguração da avenida que foi uma homenagem ao antigo chefe de estado durante o período imperial. Era uma representatividade da Natal que seguia os passos do conceito da Belle Epoque. O Cais e a avenida eram a porta de entrada de Natal, tanto que havia um mirante próximo do cais, segundo a reportagem dos jornalista Ramon Ribeiro e Cinthia Lopes para a Tribuna do Norte.

Foto: Arquivo Público do RN

Solicitação do obelisco da Tavares de Lira

Quem solicitou a construção do obelisco foi o governador Alberto Maranhão inaugurou o obelisco de granito com cinco metros de altura contendo um medalhão com a efígie do Ministro Tavares de Lyra (voltado para o Rio Potengi) e os brasões do Brasil, do RN e de Natal. Hoje já não existem os brasões em bronze que ornamentavam as quatro faces do monumento, mas por conta dos roubos, eles não existem mais.

Embora o Cais da Rua Tavares de Lira não tenha passado por processos recentes de revitalização, ele continua a ser um atrativo, principalmente para aqueles que querem comprar peixe fresco e outros frutos do mar, visto que há vários comerciantes e armazém de pescados em sua volta.

O Cais da Rua Tavares de Lira é mais do que apenas um ponto histórico em Natal; ele é um testemunho vivo da evolução e da resiliência da cidade. Enquanto continua a se adaptar aos tempos modernos, mantém viva a memória de sua importância passada, entre trancos e barrancos.

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus