A Palavraria Livros vai ter atividades diferentes na próxima quinta-feira (27). Primeiramente, haverá o relançamento do livro poesia “Diário íntimo da palavra”, de Nei Leandro de Castro. A primeira edição aconteceu em 2000 e está esgotado. Além disso, a partir das 19h, haverá um bate-papo com Manoel Onofre Júnior e Margarida Seabra de Moura.
A publicação faz parte de um esforço da Escribas Editora para republicar a obra completa do autor e a escolha da obra teve participação decisiva da leitora Margarida Seabra de Moura que, além de acompanhar o trabalho da editora, é amiga e profunda conhecedora da obra de Nei Leandro. Ela procurou o editor Carlos Fialho e sugeriu que o próximo livro de Nei na edição deveria ser “Diário íntimo da palavra”, um dos favoritos dos fãs do autor.
O lançamento segue o trabalho da Escribas de republicar a obra completa de Nei Leandro de Castro (anteriormente, já foram publicados “O dia das moscas”, “As Dunas Vermelhas”, “Pássaro sem sono”, “50 anos de poesia”, “As pelejas de Ojuara” e “Universo e vocabulário do Grande Sertão”).
Sobre o livro, o poeta Luís Carlos Guimarães (in memorian) escreveu:
“A poesia de Nei Leandro de Castro, sempre de extrema exigência com a forma, apresenta neste Diário um amadurecimento exemplar, pelo qual exprime emoção apaixonada, mas com aquela paixão medida de que nos fala Carlos Drummond de Andrade, em que a poesia se manifesta em contínua tensão pela escolha da palavra com rigorosa seleção. Essa diária intimidade com a palavra reprime toda e qualquer exaltação, e fere e dói mais porque os poemas queimam em fogo brando.”
Já Moacy Cirne, outro amigo de Nei que também já partiu, declarou:
“Este livro já nasce antológico, já nasce clássico. Cabe a nós saboreá-lo como se saboreia um bom vinho, um bom licor, um bom conhaque. Com prazer. De preferência, ao lado do ser amado, ouvindo Händel. Ou Bach. Ou o nosso Pixinguinha.”
Nei Leandro de Castro nasceu em Caicó (RN), em 1940. Viveu em Natal e no Rio de Janeiro, onde reside atualmente. Trabalhou como redator e diretor de criação em algumas das principais agências de propaganda do país. Foi colaborador do semanário “O Pasquim” e escreveu resenhas literárias para “O Globo” e “Jornal do Brasil”.
Também na Palavraria haverá relançamento “De repente a vida acaba”, de Clotilde Tavares“
Aproveitando a ocasião, a Escribas Editora vai a promover um novo evento de lançamento do livro “De repente a vida acaba” da escritora Clotilde Tavares. O primeiro lançamento foi bastante prejudicado pela chuva torrencial que se abateu sobre Natal no último dia 13 de junho.
“De repente a vida acaba” é o primeiro romance da veterana escritora Clotilde Tavares. Lançado pouco antes da pandemia de Covid-19, o livro, apesar de muito elogiado, acabou não tendo a repercussão necessária por ter tido sua divulgação prejudicada pelo período conturbado entre 2020 e 2021. Em função disso, a ESCRIBAS EDITORA procurou a autora para oferecer uma nova edição, uma vez que o editor Carlos Fialho havia lido a obra e gostado muito.
Sobre o livro
No romance, a narrativa conduz o leitor diretamente às questões das personagens principais: Maria Eulina, aposentada, vivendo na época atual, e Aline, sua amiga do passado, com quem dialoga mediante um texto deixado pela última. Ambas discutem as questões das escolhas femininas, tais como: a mulher reprimida, a dificuldade de lidar com o destino traçado pelos pais, a liberdade conquistada e o que fazer com ela, o casamente e o aborto. Além disso, discute-se a doença e os filhos, os ciúmes e as paixões, o sexo e o desejo, as farras e as bebedeiras.
Por fim, trata-se com uma coloquialidade por vezes até teatral, que ganha ritmo e velocidade enquanto se desenvolve a leitura.
Serviço:
Data: 27 de junho de 2024, quinta-feira
Horário: 18h às 22h
Local: Shopping Natal Sul Galeria – corredor interno – esquina da Prudente de Morais com Nascimento de Castro.