Home/Cidades / Monte Petrópolis, onde fica esta parte de Natal?

Monte Petrópolis, onde fica esta parte de Natal?

Monte Petrópolis

O Monte Petrópolis foi uma parte elevada que originou o bairro de nome parecido, ficando na zona Leste da capital potiguar e se tornou uma área nobre. Saiba mais no Brechando!

Compartilhe:

Hoje você não ver mais o Monte Petrópolis, pois ele está todo situado na ladeira de que hoje compõe a Nilo Peçanha e parte do bairro de Petrópolis. O bairro surgiu por meio do plano urbano do Giácomo Palumbo, no qual o urbanista desenvolveu o Plano Palumbo.

No final do século XIX, Natal resumia-se apenas aos bairros de Cidade Alta e Ribeira, que concentravam a maior parte do aparato urbanístico da cidade.

A expansão do centro urbano ocorreu a partir do limiar do século XX, quando foi reestruturado e passou a contar com avenidas que abarcavam grande circulação, que culminaram na criação do bairro histórico de Cidade Nova, em 1901. Mas, o foco deste texto é falar do Monte Petrópolis.

O que era

O Monte era uma parte elevada ficando chácaras e sítios. As suas primeiras edificações aconteceram no início do século passado. Sendo uma das primeiras foi a cadeia pública, hoje o Centro de Turismo de Natal.

De acordo com a página Fatos e Fotos de Natal, que diz:

“A Republica noticiou que as obras da nova penitenciária no Monte Petrópolis estavam concluídas e que durante a semana os presos da cadeia pública existentes na Praça André de Albuquerque, em Cidade Alta, seriam removidos para a nova instituição (VARIAS. A Republica, Natal, 18 abr. 1911. p.1.). A remoção foi realizada no dia 20 do referido mês, sendo  companhada por um pelotão do Batalhão de Segurança e da Guarda Policial. A atividade de transferência ocorreu sem nenhum incidente (VARIAS. A Republica, Natal, 20 abr. 1911.p.1.)”.

Além disso, o monte era o espaço para uma das estações de bonde que encaminhariam para a praia de Areia Preta.

Uma outra edificação foi o Hospital Juvino Barreto, que futuramente seria o Onofre Lopes, o mesmo site disse que “O acontecimento ganhou longa matéria no jornal A República do dia seguinte, que descrevia em detalhes a solenidade festiva: Conforme noticiamos, realizou-se ontem, á uma hora da tarde, a inauguração do Hospital de Caridade Juvino Barreto. Tocou, durante o ato, a banda de música do Batalhão de Segurança. Mesmo contando com pequeno número de funcionários, a equipe do hospital se desdobrou para atender esses pacientes”.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar Praia projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus