Monte Petrópolis, onde fica esta parte de Natal?

Monte Petrópolis, onde fica esta parte de Natal?

Compartilhe:

Hoje você não ver mais o Monte Petrópolis, pois ele está todo situado na ladeira de que hoje compõe a Nilo Peçanha e parte do bairro de Petrópolis. O bairro surgiu por meio do plano urbano do Giácomo Palumbo, no qual o urbanista desenvolveu o Plano Palumbo.

No final do século XIX, Natal resumia-se apenas aos bairros de Cidade Alta e Ribeira, que concentravam a maior parte do aparato urbanístico da cidade.

A expansão do centro urbano ocorreu a partir do limiar do século XX, quando foi reestruturado e passou a contar com avenidas que abarcavam grande circulação, que culminaram na criação do bairro histórico de Cidade Nova, em 1901. Mas, o foco deste texto é falar do Monte Petrópolis.

O que era

O Monte era uma parte elevada ficando chácaras e sítios. As suas primeiras edificações aconteceram no início do século passado. Sendo uma das primeiras foi a cadeia pública, hoje o Centro de Turismo de Natal.

De acordo com a página Fatos e Fotos de Natal, que diz:

“A Republica noticiou que as obras da nova penitenciária no Monte Petrópolis estavam concluídas e que durante a semana os presos da cadeia pública existentes na Praça André de Albuquerque, em Cidade Alta, seriam removidos para a nova instituição (VARIAS. A Republica, Natal, 18 abr. 1911. p.1.). A remoção foi realizada no dia 20 do referido mês, sendo  companhada por um pelotão do Batalhão de Segurança e da Guarda Policial. A atividade de transferência ocorreu sem nenhum incidente (VARIAS. A Republica, Natal, 20 abr. 1911.p.1.)”.

Além disso, o monte era o espaço para uma das estações de bonde que encaminhariam para a praia de Areia Preta.

Uma outra edificação foi o Hospital Juvino Barreto, que futuramente seria o Onofre Lopes, o mesmo site disse que “O acontecimento ganhou longa matéria no jornal A República do dia seguinte, que descrevia em detalhes a solenidade festiva: Conforme noticiamos, realizou-se ontem, á uma hora da tarde, a inauguração do Hospital de Caridade Juvino Barreto. Tocou, durante o ato, a banda de música do Batalhão de Segurança. Mesmo contando com pequeno número de funcionários, a equipe do hospital se desdobrou para atender esses pacientes”.

Você pode ler também:  Tanques de Santos Reis, o desastre ambiental na cidade

Tags

Veja também:


Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí