Quem estudou geografia no ensino básico sabe que a fronteira entre o Ceará, Paraíba e o Oceano Atlântico. Sendo que a menor fronteira do RN fica na região do Ceará, onde as cidades de Mossoró até Venha-Ver ligam quase 20 cidades do CE. Mas, tem uma cidade específica que demora 20 minutos para chegar de carro.
Mas, qual é a cidade?
A cidade se chama Ereré e a distância com o centro de Doutor Severiano (RN) é de quase 10 quilômetros, porém a sua estrutura ingríme pode fazer com que o caminho durar 22 minutos de carro e 50 minutos de bicicleta.
É uma cidade com quase sete mil habitantes, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Seu nome vem de origem tupi e significa “canoa-marreca”.
Além de Doutor Severiano, faz fronteira com as cidades potiguares Pau dos Ferros, Rodolfo Fernandes, São Francisco do Oeste e Encanto.
Outra cidade saindo de Doutor Severiano para o Ceará em 40 minutos é Pereiro.
A mesma se chama Pereiro e sua distância com a potiguar Doutor Severiano dura 22 minutos minutos de carro e 50 minutos de bicicleta. Ou seja, uma distância de quase Midway-Ponta Negra . Logo, é a mesma distância de Ribeira a Ponta Negra, ida e volta.
O resultado foi levado via um estudo por Google Maps, calculando o tempo e a distância de cada uma das cidades cearense com o Rio Grande do Norte.
Um pouco mais sobre a cidade de Pereiro
Pesquisando na internet, a cidade foi palco da famosa Guerra dos Bárbaros. No entanto, durante o Século XVIII, nessa região instalaram-se algumas famílias que estavam fugindo da grande seca de 1777. Uma dessas famílias foi a do fazendeiro Manuel Pereira, que transferiu-se de Russas para as regiões da bonança da Serra dos Icós. Por sinal, Icó é uma das cidades vizinhas.
Já em 1777, o fazendeiro Manuel Pereira, edificou a primitiva capela, tendo como padroeiros Santos Cosmes e Damião. Desse assentamento e capela nasceria o arraial que recebeu o nome de Santos Cosme e Damião.
E no ano de 1842, Pereiro recebeu o título de município. O topônimo Pereiro pode ser uma alusão à árvore pereira, que é abundante na região e ao Manuel Pereira.
Além disso, eu descobri que a cidade era a terra natal do cantor Falcão, aquele que canta brega.
Deixe um comentário