Home/Curiosidades / Sabia que você pode ir do RN ao Ceará durante 20 minutos?

Sabia que você pode ir do RN ao Ceará durante 20 minutos?

Como assim? Existem duas cidades do RN e Ceará separadas por uma distância de 20 minutos. Ou seja, mais próxima que muito bairro de Natal. Saiba mais no Brechando!

Compartilhe:

Quem estudou geografia no ensino básico sabe que a fronteira entre o Ceará, Paraíba e o Oceano Atlântico. Sendo que a menor fronteira do RN fica na região do Ceará, onde as cidades de Mossoró até Venha-Ver ligam quase 20 cidades do CE. Mas, tem uma cidade específica que demora 20 minutos para chegar de carro.

Mas, qual é a cidade?

A cidade se chama Ereré e a distância com o centro de Doutor Severiano (RN) é de quase 10 quilômetros, porém a sua estrutura ingríme pode fazer com que o caminho durar 22 minutos de carro e 50 minutos de bicicleta.

É uma cidade com quase sete mil habitantes, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  Seu nome vem de origem tupi e significa “canoa-marreca”.

Além de Doutor Severiano, faz fronteira com as cidades potiguares Pau dos Ferros, Rodolfo Fernandes, São Francisco do Oeste e Encanto.

Outra cidade saindo de Doutor Severiano para o Ceará em 40 minutos é Pereiro.

A mesma se chama Pereiro e sua distância com a potiguar Doutor Severiano dura 22 minutos minutos de carro e 50 minutos de bicicleta. Ou seja, uma distância de quase Midway-Ponta Negra . Logo, é a mesma distância de Ribeira a Ponta Negra, ida e volta.

O resultado foi levado via um estudo por Google Maps, calculando o tempo e a distância de cada uma das cidades cearense com o Rio Grande do Norte.

Ererê, cidade que separa o RN e Ceará por 50 minutos de bicileta.

Um pouco mais sobre a cidade de Pereiro

Pesquisando na internet, a cidade foi palco da famosa Guerra dos Bárbaros. No entanto, durante o Século XVIII, nessa região instalaram-se algumas famílias que estavam fugindo da grande seca de 1777. Uma dessas famílias foi a do fazendeiro Manuel Pereira, que transferiu-se de Russas para as regiões da bonança da Serra dos Icós. Por sinal, Icó é uma das cidades vizinhas.

Já em 1777, o fazendeiro Manuel Pereira, edificou a primitiva capela, tendo como padroeiros Santos Cosmes e Damião. Desse assentamento e capela nasceria o arraial que recebeu o nome de Santos Cosme e Damião.

E no ano de 1842, Pereiro recebeu o título de município. O topônimo Pereiro pode ser uma alusão à árvore pereira, que é abundante na região e ao Manuel Pereira.  

Além disso, eu descobri que a cidade era a terra natal do cantor Falcão, aquele que canta brega.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar Praia projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus