Brechando/Cidades / A UFRN, IFRN e UERN assinam cooperação da ONU para Refugiados

A UFRN, IFRN e UERN assinam cooperação da ONU para Refugiados

UFRN Onu

A UFRN assinou com a ONU para receber os refugiados dentro da instituição de ensino, no acordo de cooperaão com outras universidades. Saiba mais no Brechando!

Compartilhe:

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) nesta quarta (27) teve uma reunião com membros da Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, a finalidade do encontro foi criar a cátedra Sérgio Vieira de Mello na instituição de ensino. O que é isso?

O Rio Grande do Norte será o segundo estado do Nordeste a implantar a cátedra Sérgio Vieira de Mello, por meio de ação conjunta com o Governo do Estado, a UFRN, o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), a Universidade do Estado do RN (Uern) e o Instituto Federal do RN (IFRN).

A UFRN atuará, em especial, na promoção do direito dos refugiados que se encontram sob a proteção do governo brasileiro. Para tanto, vão desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão com a finalidade de incorporar a temática na agenda acadêmica da instituição, com prioridade ao trabalho direto junto às pessoas refugiadas e sua inclusão na vida acadêmica. 

A cátedra Sérgio Vieira de Mello é de autoria de existe desde 2003, em cooperação com centros universitários nacionais. Ainda mais o principal objetivo é garantir que pessoas refugiadas tenham acesso a direitos e serviços no Brasil. De acordo com Davide Torzilli, as quatro instituições potiguares se juntam a outras 42 universidades brasileiras e 12 ao redor do mundo que constituem a rede. 

Onde foi a assinatura da UFRN com a ONU?

O protocolo de intenções teve a assinatura durante a cerimônia de abertura da Conferência Estadual de Migração, Refúgio e Apatridia do RN (Comigrar). A mesma aconteceu na Escola de Governo do Estado, onde setor público, academia e sociedade civil. Lá, ambos participaram de discussões e reflexões acerca das experiências e desafios enfrentados por pessoas migrantes, refugiadas e apátridas.

A abertura da Conferência Estadual também contou com a assinatura da lei de criação da comenda Hanna Yousef Emile Safieh,. O prêmio foi entregue aos primeiros homenageados. A honraria, oferecida pelo Comitê Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes (Ceram-RN), concedeu aos professores da UFRN Ângela Maria Paiva Cruz, Thiago Oliveira Moreira, Ângela Facundo, Marco Bruno Clementino e Marcos Guerra. 

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus